Publicado em 01 de agosto de 2018 às 08:59

Na tarde de terça-feira (31), a Prefeitura de Araçatuba inaugurou a nova instalação da UBS Centro – Unidade Básica de Saúde “Dr Marco Aurélio Pereira, na rua São Paulo, nº 243, Vila Mendonça.

O novo endereço corresponde à antiga sede do Cerest – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. A nova UBS Centro integra o atendimento odontológico, que continua no local, e o Cerest passa a atender no Centro de Saúde, o Postão, na rua Afonso Pena, 1537.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente, “a inversão dos locais foi decidida junto à Associação Saúde da Família – ASF, gestora de ações e serviços de saúde nas unidades da rede de Assistência Básica de Araçatuba, para reorganizar os serviços e melhorar a qualidade do atendimento e conforto para todos”.

“Não houve gasto nenhum da parte da Prefeitura, justamente porque o contrato com a ASF prevê que a gestora se responsabilize pela manutenção das unidades e esta obra foi realizada dentro deste sistema, com a colaboração das equipes da ASF, da Saúde municipal e da Smosp (Secretaria Municipal de obras e Serviços)”, esclareceu Guariente.

Pronunciaram-se na inauguração a secretária municipal de Saúde de Araçatuba, Carmem Guariente, a diretora do Departamento de Atenção Básica, Aparecida Nava, a coordenadora da ASF, Juliana Cajado, o vereador Marcio Saito e o prefeito Dilador Borges. Em agradecimento, manifestaram-se a viúva do homenageado, Sônia Maria de Morais Pereira, e a filha, Flávia Maria de Morais Pereira. Também estiveram presentes o vereador Jaime José da Silva, secretários municipais, diretores e servidores.

Foram chamadas à frente do evento as equipes de manutenção da ASF e da UBS, bem como servidores municipais que atuaram em conjunto para a finalização das obras e preparações à inauguração da unidade. “Quero agradecer e parabenizar a todos por este trabalho realizado em tempo recorde, que eu julgava impossível de ser feito e, felizmente, fui surpreendida com esse resultado de união e dedicação entre as equipes”, valorizou a coordenadora da ASF.

Como símbolo do nascimento da nova unidade, foi plantado uma muda de Araçazeiro, o pé de Araçá. Em seguida, o prefeito Dilador Borges, a secretária Carmem Guariente e os familiares do homenageado cortaram a fita de inauguração para início oficial das atividades no local.

Cobertura, equipes e instalações

A UBS Centro atende aos bairros Novo Umuarama, Jardim Paulista, Vila Mendonça, Jardim Sumaré, parte do bairro Santana, Vila Santo Antonio e Santa Luzia

Serão duas equipes da Estratégia Saúde da Família, cada uma composta por médico, enfermeiro, auxiliares e técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde;

A equipe do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) é composta por farmacêutico, psicólogo, fisioterapeutas, educador físico e nutricionista. A unidade também contará com dentista e auxiliar de saúde mental;

Foram implantados três consultórios médicos, um de ginecologia, enfermagem, sala de vacinas, inalação, farmácia (dispensário de medicamentos), salas de observação, curativo e de pequenos procedimentos.

Dr. Marco Aurélio Pereira, que dá nome a esta UBS, era filho de Araçatuba. Médico anestesiologista, foi diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia da cidade e presidente do Clube dos Médicos. Dr. Marco Aurélio faleceu em 17 de junho de 2006.