Publicado em 19 de janeiro de 2023 às 18:42

Foi assinada, nesta quinta-feira (19), a ordem de serviço que autoriza o início das reformas de um imóvel para instalação da nova sede do Caema (Centro de Apoio Educacional Especializado e Multidisciplinar) de Araçatuba.

O Caema foi inaugurado pela administração municipal em 2018 e é um serviço com foco no atendimento de alunos da rede municipal com deficiência intelectual, visual, auditiva, transtornos de desenvolvimento e dificuldade de aprendizagem, bem como crianças com transtornos mentais ou com altas habilidades.

Desde então, o Caema atende na rua Bandeirantes, 587, em imóvel pelo qual a administração municipal paga aluguel. Agora a nova sede será no prédio que abrigava o Centro Educacional SESI 351, que pertence ao município e está localizado na rua São Benedito, 310, Vila Industrial.

O Caema funciona através da parceria entre as Secretarias de Educação e de Saúde e também comporta o Núcleo de Educação Especial, que faz a interlocução com as escolas e dá toda a orientação ao trabalho com as crianças que têm alguma necessidade especial.

A secretária de Educação, Silvana de Sousa e Souza, explica os motivos da mudança. “A demanda por atendimentos tem crescido e o atual prédio, na rua Bandeirantes, é alugado e já não comporta toda nossa necessidade de serviços. Assim, a nova sede tem toda a estrutura capaz de abrigar e ampliar os serviços, já que o espaço é maior”.

OBRA
A empresa HMBF Engenharia e Construções Ltda-EPP é a responsável pela obra e terá 15 meses para entregar o serviço. O valor da obra é de R$3.310.871,41, com verba de recursos municipais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, será feita uma reforma geral, passando por adequações elétricas, hidráulicas e estruturais. Será feita a mudança de toda a cobertura do prédio com instalação de telhas termoacústicas, troca do piso de todos os ambientes, instalação de novas portas e janelas; construção de zeladoria, de sanitários com acessibilidade, de auditório; construção de estacionamento, muros, instalação de novos portões e instalação de nova calçada, além de adequação para AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).