Publicado em 11 de setembro de 2017 às 17:49

Começou, nesta segunda-feira (11), a 9ª Jornada de Literatura de Araçatuba. O evento acontece até a próxima sexta-feira (15) e tem como objetivo desenvolver o gosto pela literatura nas crianças, nos jovens e na população em geral.

Na abertura discursaram o representante do SESC Alex Dias, o vereador Márcio Saito (PSDB) e as secretárias da Educação, Silvana de Sousa e Souza, e da Cultura, Tieza Lemos Marques, que também representando o prefeito Dilador Borges (PSDB). Tieza destacou a necessidade de promover projetos em prol do desenvolvimento intelectual das pessoas. “Nosso país precisa de cidadãos que amam ler e, consequentemente, pensar e agir.”

Ela também falou sobre a parceria entre as Secretarias e o SESC para a realização do evento. “Quando os órgãos públicos e as entidades privadas se unem em nome do desenvolvimento humano, toda a população sai ganhando. E essa unidade é o que temos buscado desde o início deste governo.”

Além das apresentações dos alunos da rede municipal de ensino, de oficinas e conversa entre professores, às 20h desta segunda haverá Mesa Redonda para tratar dos desafios da leitura literária nas escolas.

Amanhã, terça-feira (12), as atividades continuam. A escritora paulistana Marta Martins fará um bate-papo com estudantes às 8h e 14h e, às 19h30, palestrará para todo o público interessado. Também haverá, às 9h e 15h, circuito de oficinas para alunos das EMEBs (Escolas Municipais de Ensino Básico). Toda a programação será realizada no Complexo Cultural Bandeiras, localizado na Rua Armando Sales de Oliveira, s/nº.

A Jornada também levará literatura aos estudantes da EMEB Ermelinda Geralda da Silva Soga. Às 8h30 e 14h30, a contadora de histórias e educadora Con Lopes fará o Show de Histórias “Ler é Viver”, misturando palavras, danças e músicas, propondo um olhar lúdico e poético para a leitura e sua importância em nossa formação. Esta atividade será realizada pelo SESC Birigui.

É importante ressaltar que, para participar dos eventos noturnos desta segunda e terça-feira, é preciso ser feita inscrição prévia pelo e-mail aracatubabibmun@gmail.com.

Serviço

9ª Jornada de Literatura de Araçatuba

Data, horário e local: terça-feira (12),

às 8h, 9h, 14h, 15h e 19h30 no Complexo Cultural Bandeiras

às 8h30 e 14h30 na EMEB Ermelinda Geralda da Silva Soga

Realização: Secretarias Municipais da Educação e da Cultura

Parceria: SESC Birigui