Publicado em 30 de novembro de 2022 às 19:15

Araçatuba ganhou 256 novos escritores. São todos alunos da EMEB Profa. Egles Gabas de Carvalho, que participaram do projeto piloto Estrelas Literárias, promovido pela Prefeitura de Araçatuba em parceria com a empresa idealizadora Estante Mágica.

A noite de autógrafos, aberta para pais e amigos dos pequenos autores, aconteceu na noite desta terça-feira (29), data em que os estudantes puderam autografar livros para personalidades como a vice-prefeita, Edna Flor e a secretária de Educação, Silvana Sousa e Souza, presidente da Câmara de Araçatuba, Dr. Alceu Batista, entre outros.

Muitas mães e pais se emocionaram ao verem a produção cultural dos seus filhos e o reconhecimento que eles passam a ter como pessoas que produzem textos que tocam as almas de outras pessoas.

Um destes novos escritores araçatubenses é Samuel Zanetti da Silva Marcondes, de 11 anos. O livro dele tem até fotografias que ele mesmo fez. Com o tema cyberbullying, a obra chegou a concorrer em uma mostra estadual. Ele fez o texto e as fotos, com uso de um dos celulares doados pela Receita Federal às escolas do município.

Emocionada com o resultado do trabalho, Edna Flor destacou a importância da educação na formação de cidadãos conscientes de seu potencial. “Estamos vendo aqui estas crianças lançando seus livros, recebendo o carinho e o reconhecimento de seus familiares, professores e amigos. Muitos aqui descobriram a arte em suas vidas e vão levar isso para sempre. Podemos ter aqui poetas, escritores de ficção e outros gêneros que vão influenciar a sociedade por várias gerações. E também estamos incentivando eles a ler, o que é de grande importância também”, disse ela.

A vice-prefeita destacou, ainda, o quanto o incentivo à produção cultural é importante desde a infância e deu os parabéns à Secretaria de Educação pela iniciativa. “Esta é uma noite para entrar para a história de cada uma destas crianças e das nossas. Nunca mais Araçatuba vai esquecer o dia em que centenas de novos escritores estrearam em apenas uma noite”, destacou Edna.

A secretária de Educação, Silvana Sousa e Souza enfatizou o trabalho dos professores e diretores da escola durante o processo de confecção dos livros e parabenizou os novos autores. “A escola é um ambiente de promoção da vida e da cidadania. E hoje estamos. colhendo frutos de um projeto lindo, que abre as portas da percepção para centenas de crianças”, afirmou a secretária.