Publicado em 26 de setembro de 2022 às 09:39

Representantes dos quatro maiores municípios em número de habitantes da região administrativa de Araçatuba se uniram através do Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional para fomentar a atração de novos negócios, emprego e renda.

O encontro ocorreu em Araçatuba e uma nova reunião já está agendada para o dia 10 de outubro, quando o grupo dará início às tratativas para oficializar a iniciativa.

A ideia é criar uma frente de trabalho que, após formatado o modelo da frente de trabalho, possa ser expandida para as demais cidades, até envolver os 44 municípios da região administrativa de Araçatuba na frente de trabalho para a atração de novos negócios.

No primeiro encontro foram traçadas diretrizes que irão nortear os trabalhos. As principais frentes apontadas foram: qualificação/relações trabalhistas; infraestrutura (água, energia, saneamento, por exemplo); logística; e atração de empresas (incentivo tributário).

Os temas foram elencados após apresentação de painel com dados e indicadores econômicos da região, compilados pelo economista e diretor de Trabalho e Renda da Prefeitura de Birigui, Marco Aurélio Barbosa de Souza.

Participaram do primeiro encontro os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico de Araçatuba, Marcelo Mazzei; de Birigui, Nivaldo Albani; de Desenvolvimento e Trabalho de Penápolis, Rubens Bertolini; e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Andradina, Marcos Okajima.

“Nossa ideia é organizar para crescermos juntos”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Birigui, Nivaldo Albani.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Araçatuba, Marcelo Mazzei, sugeriu que as reuniões sejam itinerantes. “À medida que formos desenvolvendo uma agenda também vamos tendo a oportunidade de conhecer in loco a realidade de cada município”, disse.