Publicado em 22 de março de 2019 às 18:26

O Ceaps (Centro Especializado em Atenção Psicossocial) Araçatuba realizou, nesta sexta-feira (22), o 1º Café com Artes, oferecido para todas as mulheres atendidas.

O evento teve por objetivo levar arte e cultura para atendidas e familiares e faz parte das comemorações do mês da mulher.

Além do café da manhã, houve apresentação musical com os cantores Aline e Aldo, sorteio de brindes, estúdio fotográfico, espaço de poesia e mural com mensagens das atendidas e massagens para os ombros e pés.

O Ceaps é vinculado ao Departamento de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e foi inaugurado em junho de 2018.

À época, o município passou a usar sua equipe que estruturava o Ambulatório Regional de Saúde Mental para implantar o Centro Especializado de Atenção Psicossocial, que tem a missão de se integrar aos demais equipamentos da RAPS – Rede de Atenção Psicossocial.

O Centro foi totalmente reestruturado e atende pessoas de todas as idades, mas os serviços são voltados preferencialmente a adultos. Essa especificação se deve à amplificação da rede psicossocial, já disponível no município para crianças, como o Caps i. Para ser atendido no Ceaps, o paciente passará por acolhimento, entrevista, consulta e deverá participar de atividades oferecidas no local.

O Ceaps está localizado na rua Dona Ida, 1636, no bairro Santana. Funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h, com atendimento dos seguintes profissionais: médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeira e técnico de enfermagem.

Participaram da comemoração a vice-prefeita Edna Flor, que no ato representou o prefeito Dilador Borges, a chefe da divisão de Saúde Mental, Alessandra Pedroso Mendes, além de funcionários, mulheres atendidas e seus familiares.