Publicado em 19 de setembro de 2017 às 15:24
A abertura da Semana Municipal da Árvore aconteceu no auditório da Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba), na manhã desta segunda-feira (18).
Após o café da manhã de boas vindas, a primeira palestra foi proferida pelo engenheiro florestal Lucas Proto, que apresentou a Expedição Baguaçu, um diagnóstico ambiental sobre o ribeirão Baguaçu, principal recurso hídrico que abastece a cidade.
Na sequência, o mestre e biólogo Marcelo de Oliveira apresentou o Projeto Sinalização Verde Azul, com detalhamento de plantio estratégico de espécies diferentes de árvores, calçadas e pavimentações ecológicas, entre outros.
Edna Flor, vice-prefeita de Araçatuba, versou sobre a importância da arborização e vegetação urbana, tanto em aplicação urbanística e de sustentabilidade ambiental, como social. “Das experiências que tive em andanças por conhecer as necessidades da população em geral, casos específicos foram sensibilizadores pelas diversas formas de interação das pessoas com as árvores, Não apenas pássaros e outros seres vivem nelas, mas muitas vezes elas são abrigo e moradia de indivíduos e até famílias. Um dos atendidos por programas sociais escolhera sabiamente uma árvore, na qual guardava seus pertences, de onde presenciamos o mesmo retirando sua documentação para levar ao atendimento que receberia”. exemplificou a atual vice-prefeita.
A agenda matinal seguiu com plantio de embaúbas à margem do ribeirão Baguaçu e pitstop ambiental em semáforos no centro da cidade.
A programação da Semana Municipal da Árvore segue até domingo (24).