Publicado em 12 de abril de 2017 às 14:13

O jovem Caio Kiwada, de 14 anos, representará Araçatuba no Circuito Europeu de Judô. Ele viaja na próxima sexta-feira (24) para a Turquia, representando a seleção brasileira de base. O prefeito Dilador Borges recebeu o judoca e seus familiares no gabinete nesta quarta-feira (22).

Caio, que recebe apoio e é patrocinado pela empresa Seb Thathi COC, com sede em Araçatuba, é o único em todo o país a ter conseguido classificação na categoria sub 18.

O prefeito Dilador parabenizou o atleta pela conquista e esforço integral do jovem na modalidade. “Ele é uma das principais promessas de artes marciais da região”, disse, surpreso ao saber a idade do garoto.

O circuito do qual Caio disputará acontecerá na Turquia e Croácia, entre os dias 02 e 14 de março. Para as competições, foram convocados dezesseis atletas.

O secretário de Esporte, Omar Miquinioty Júnior, se emocionou ao dizer que Caio faz parte da sexta geração de judocas da cidade. “Eu fui judoca nas outras gerações, junto com o Tadeu Consoni (Planejamento Urbano) e Manoel Afonso (Governo). É muito gratificante ver que há esperança e futuro no esporte, principalmente o judô”.

Em 2016, devido a conquistas de Caio, a Associação de Judô de Araçatuba conquistou o 5º lugar no ranking das associações pela obtenção de medalhas.  Caio treina desde os três anos com o pai, Marcelo Honda Kiwada e recebe apoio do avô, Koji Kiwada, o Kodão, mestre que dedicou mais de quarenta anos ao judô em Araçatuba.