Publicado em 10 de dezembro de 2021 às 16:02

O judoca Bernardo Cabrera Rosa, integrante da Secretaria de Esporte de Araçatuba, vai participar da Seletiva Nacional de Judô – Projeto Paris 2024, competição que define a composição da seleção principal de judô que representará o Brasil no circuito IJF até o Mundial de 2022.

A seletiva organizada pela Confederação Brasileira de Judô ocorre nos dias 14 e 18 de dezembro, em Pindamonhangaba, São Paulo.
O araçatubense conquistou o direito de participar da seletiva após ser convocado para representar o Brasil no campeonato mundial sub-18 em Almaty – Cazaquistão. O atleta é supervisionado pelo treinador Koji Kiwada, ou Kodão, como é popularmente conhecido e compete pela AJA – Associação Judô Araçatuba.

Para determinar quem pode participar da Seletiva, a CBJ estabeleceu uma série de critérios que contemplam judocas das classes Sub-18, Sub-21 e Sênior, criando oportunidade de entrada na Seleção para diversos atletas.

Histórico

Bernardo Cabrera Rosa tem 19 anos e iniciou na modalidade esportiva aos 7 na Associação de Judô Araçatuba por influencia dos tios que são faixas pretas e amigos da escola. Aos 8 começou a competir e assim começou a jornada de muito sucesso, sendo nesse tempo Campeão Paulista, Brasileiro, Pan-Americano em Cali-Colombia, bronze no Campeonato Mundial escolar em Budapeste-Hungria, prata no World Masters na Alemanha e Intercâmbio de 25 dias no Japão. Acumulando mais de 10 viagens internacionais representando a seleção brasileira de base, o atleta projeta uma boa seletiva para agora integrar a seleção sênior e projeta fazer parte da equipe que vai para a Olimpíada de Paris -2024.