Publicado em 01 de dezembro de 2017 às 11:04

O Técnico e jogador araçatubense de Damas, Mário Ramos Sobrinho, participará, entre os dias 08 e 16 de dezembro, do 2º Mundial de Jogos Mentais, que acontecerá em Huai’an, China. A modalidade contará com a participação de 12 jogadores do mundo todo, sendo 2 deles de cada continente. Sobrinho será, junto com o americano Miquel Almanzar, representante da América na competição continental.

O 2º mundial de jogos mentais na China compreende 05 modalidades de esportes mentais, sendo eles Xadrez, Damas, Go, Bridge e Xiangqui, jogos de tabuleiro, com exceção do Bridge, que envolve cartas. Ao todo, 72 atletas masculinos e 62 femininos competirão e terão a chance de se tornarem campeões mundiais. Além disso, um prêmio total de € 900 mil será distribuído aos participantes.

O técnico araçatubense, que é o atual vice-campeão brasileiro do jogo de Damas na modalidade 100 casas, conquistou a vaga diante de sua boa performance no Panamericano de 2016, no Salou Open em Barcelona 2016 e 2017 e no Roethof Open, acontecido no Suriname em 2016, ambos campeonatos qualificatórios para o mundial na China.

A modalidade é desconhecida pela maioria dos brasileiros, já que utiliza um tabuleiro maior e compreende uma dificuldade maior quando comparada com o tabuleiro tradicional de 64 casas.