Publicado em 13 de abril de 2018 às 17:37

A Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) de Araçatuba, através da Guarda Civil Municipal (GCM), entregou diplomas de formatura a 31 novos guardas municipais. Eles se integraram à corporação recentemente e foram submetidos a um curso de formação profissional com duração de três meses.

A formatura ocorreu no auditório do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com a presença de autoridades militares, civis, vereadores, representantes de instituições e da sociedade e familiares dos formandos.

Fizeram parte da mesa diretora o prefeito Dilador Borges; a vice-prefeita Edna Flor; o secretário municipal de Segurança, Erivaldo Gomes Assêncio; comandante do Policiamento do Interior 10 (CPI-10), Carlos Alberto Machado; comandante do 2º Batalhão de Polícia do Interior (2º BPMI), Paulo Augusto Motooka; delegado do Deinter – 10 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), Carlos Antônio Mendonça Casati; e o guarda municipal de classe, Arri Gologossidis.

“São jovens dedicados e comprometidos com a nossa guarda municipal. Sendo servidores municipais, é dever de cada um levar contentamento e satisfação a cada munícipe. Essa deverá ser uma constante entre vocês. Que vocês trabalhem com zelo e responsabilidade, e, assim, ofereçam o melhor de vocês”, disse Assêncio aos novos guardas.

Edna Flor ressaltou e agradeceu o ânimo dos novos guardas municipais, que acabam de ingressar no serviço público. “É um momento de alegria, porque segurança pública é um dos direitos fundamentais da pessoa humana, e vai além de seu papel principal. Ela tem tudo a ver com saúde, cidadania e construção da democracia. É muito gratificante ver essa juventude com tanta vontade de contribuir para que nós tenhamos na prática os direitos previstos em Constituição.

Dilador Borges fez seu pronunciamento. “A GCM é uma entidade que tem 68 anos de serviços prestados com respeito à nossa comunidade e, recentemente, soubemos do ato de bravura dos GCMs Azevedo e Magalhães durante uma tentativa de assalto. Por esse e tantos outros motivos viemos aqui, em forma de respeito, para cumprimentar toda a corporação. Aos novos guardas, digo que nós vemos em vocês o olhar de confiança e responsabilidade. Em muitos momentos, vocês terão que abrir mão de suas famílias pela família do próximo, e isso é um ato de coragem. Aproveito para agradecer a harmonia dos poderes constituídos relacionados à segurança, que estão engajados no mesmo objetivo, o de proteger a nossa sociedade”.

Ao final da solenidade, foram entregues quatro motocicletas seminovas à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), doadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), com a presença do superintendente regional da instituição, João Moraes Fagá Neto.

FORMAÇÃO

O curso desenvolvido com os GCMs teve por finalidade orientar e dar direcionamento às ações dos guardas municipais, que atuarão junto aos demais agentes da corporação. As disciplinas foram: papel constitucional e estatuto da Guarda Civil Municipal; história da GCM; noções de ética e normas de conduta; símbolos nacionais; ordem unida, hierarquia e disciplina; organograma e estrutura da SMSEG; Plano de Carreira da GCM; noções de direito constitucional; convenções internacionais de Direitos Humanos; Ronda Escolar e Patrulhamento Comunitário; Sistema Brasileiro de Segurança Pública; Policiamento no Trânsito. Os novos guardas municipais prestarão serviços no policiamento preventivo, ronda escolar e vigilância dos prédios públicos, trânsito e Defesa Civil.