Publicado em 24 de agosto de 2018 às 18:28

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araçatuba completa, neste sábado (25), 69 anos de fundação. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) promoveu um encontro entre guardas municipais em exercício e da reserva, seus familiares e autoridades.

O evento ocorreu na sede da GCM. Foram hasteadas as bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo e de Araçatuba, houve pronunciamento do prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, do secretário municipal de Segurança, Erivaldo Gomes Assêncio, e do guarda municipal da reserva, Olair Serafim de Morais. Também foi servido um café da manhã especial a todos.

SOBRE A GCM

A Guarda Civil Municipal de Araçatuba foi criada em 25 de agosto de 1949, pelo então prefeito Joaquim Geraldo Correia, que nomeou à época a “Polícia Municipal”. A corporação era formada por 20 guardas.

Em maio deste ano, a administração municipal criou a Bike Patrulha, em que dois guardas civis municipais fazem a segurança do centro da cidade a bordo de bicicletas esportivas e com uniformes especiais. A novidade implantada pela SMSEG tem o objetivo de dar mais agilidade e aumentar a capacidade de atendimento em modalidade diferente. Atualmente, a GCM de Araçatuba conta com o efetivo de 229 guardas.