Publicado em 10 de outubro de 2019 às 17:13

Considerando-se o avanço do sarampo no país, o Ministério da Saúde, juntamente com estados e municípios, iniciou em 7 de outubro a campanha nacional de vacinação contra ao sarampo. A vacinação contra o sarampo está disponível no calendário estadual de vacinação em todas as salas de vacinas das unidades básicas de saúde (UBS) de Araçatuba.

A Campanha será de forma seletiva, para avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vacinal vigente, e acontecerá em duas etapas, considerando os seguintes períodos e grupos- alvos de vacinação: de 7 a 25 de outubro, será realizada a vacinação de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). O dia “D” de mobilização nacional será no sábado 19. A segunda fase está prevista para 18 a 30 de novembro deste ano, quando será realizada a vacinação de adultos jovens não vacinados, na faixa de 20 a 29 anos de idade. O dia “D” (sábado) de novembro, de mobilização nacional, será dia 30.

Nesta campanha, os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle dessa doença e devem comparecer aos serviços de vacinação nas UBS com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

Lembrando que crianças maiores de seis meses já podem receber uma dose da vacina contra o sarampo, e a população até 20 anos podem receber duas doses. Até 59 anos podem receber uma dose.

UBS abertas nos dias D

A campanha é nacional e teve inicio em 7 de outubro. O dia D, de mobilização, será no sábado (19), quando algumas UBS estarão abertas das 8h as 17h. As onze unidades básicas que estarão abertas serão as do Planalto, São José, Pedro Perri, TV, Atlântico, Umuarama, Iporã, Centro, Dona Amélia, Águas Claras e Alvorada.