Publicado em 20 de setembro de 2019 às 11:19

O evento que aconteceria no dia 1º de setembro na Praça do Jussara foi adiado por conta da chuva e transferido para o próximo dia 22

Neste domingo, dia 22, a Praça Manoel da Silva Prates, em Araçatuba, mais conhecida como “Praça do Jussara”, terá uma movimentação diferente. Entre 16h e 19h, o espaço será ocupado pela Feira de Mangaio, uma feira de economia criativa, que contará com expositores mostrando, comercializando ou até mesmo trocando artigos como artesanato, produtos naturais, roupas seminovas, discos de vinil, alimentos e livros, entre muitos outros.

Pequenos produtores, colecionadores, artesãos, artistas e pessoas de outros segmentos da comunidade participam do evento e o público tem livre acesso para circular e aproveitar os produtos. As feiras de economia criativa são espaços de relação interpessoal, trocas de experiências e valores, que promovem oportunidades para aquecer a produção do setor criativo.

De acordo com a produtora cultural Flávia dos Santos, uma das responsáveis pelo projeto, a feira proporciona diversos benefícios à cidade e aos participantes. “Ela dá visibilidade ao artesão, ao pequeno produtor. A ideia é viabilizar o encontro de quem produz a arte com o seu potencial consumidor, além de incentivar o consumo consciente e fortalecer a ideia de comprar dos pequenos empreendedores da cidade”, diz.

“O principal objetivo é dar visibilidade e promover as pessoas que movem a economia criativa da cidade, a arte, a cultura. E a nossa expectativa é que tenha um envolvimento da comunidade do bairro, desde consumidores até expositores (expositores do bairro Jussara, aliás, já aderiram à ideia)”, complementa a produtora.

Quem for à Praça do Jussara para a Feira de Mangaio, deve chegar meia hora antes para se divertir com o espetáculo de circo “Lona de Rua”, às 15h30. O espetáculo apresentado por um palhaço, uma malabarista e um músico, que interagem entre si e com o público, reproduz a magia do circo, como se todos estivessem sobre um picadeiro.

PROJETO – A Feira de Mangaio deste dia 22 é um dos eventos que integram o projeto “Mangaio na Cena”, aprovado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo).

Além da feira, o projeto é composto também por um aplicativo e um portal de cultura e turismo. Ambos contêm a catalogação de toda a cadeia produtiva da economia criativa do município de Araçatuba. O app já está disponível para Android e IOS, com acesso gratuito pelo Play Store e Apple Store desde o início do mês de agosto. Já o portal entrará no ar no final de setembro.

O projeto “Mangaio na Cena”, inscrito e aprovado dentro do módulo “Economia Criativa”, do ProAC Municípios, está sendo colocado em prática, além de Flávia dos Santos e Thiago Mosaico, pelos produtores culturais Rafael Batista e João Gabriel Avanso.

Serviço

Feira de Mangaio
Dia: 22 de setembro, domingo
Horário: das 16h às 19h
Local: Praça Manoel da Silva Prates, no bairro Jussara, em Araçatuba
Entrada gratuita
Informações: (17) 991786229 (Flávia)