Publicado em 17 de maio de 2019 às 18:12

O Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, abriu, nesta sexta-feira (17) as atividades da Semana de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A iniciativa faz alusão ao dia 18 de maio, nacionalmente conhecido pelo Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento de abertura também contou com a intervenção artística da Bibi Ações Socioculturais, pela Companhia de Teatro de Coroas.

Participaram do evento o prefeito Dilador Borges, a vice-prefeita Edna Flor, a secretária municipal de Assistência Social e de Participação Cidadã, Maria Cristina Domingues, o vereador Rivael Papinha, o representante da Unip, Marcio Saito e a coordenadora do Creas, Patricia Mayra de Oliveira Silva.

LUTA

A proposta da mobilização é sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes, garantindo o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

De acordo com dados do Creas, o número de casos de crianças e adolescentes que sofreram agressão aumentou em relação ao ano passado. Em março de 2018, por exemplo, foram registrados 195 casos. Já em março deste ano, o número aumentou, tendo 236 casos atendidos pelo Creas.

As atividades da Semana terminam neste sábado (18), com panfletagem e orientação sobre o tema no calçadão, das 9h às 12h.