Publicado em 04 de abril de 2018 às 09:11

O secretário estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro, visitou Araçatuba para assinatura de repasse de R$ 24, 6 milhões a 193 municípios da Macrorregião II do Estado de São Paulo. O evento foi presenciado por 125 prefeitos e demais representante dos 193 municípios

O repasse é proveniente do Fundo Estadual de Assistência Social – Feas, para os fundos municipais de Assistência Social e a Macrorregião II é composta pelos municípios de Araçatuba, Dracena, Fernandópolis, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, que têm diretorias de assistência e desenvolvimento social. Araçatuba receberá R$ 1.598.127,27.

A mesa diretora foi composta pelo secretário Floriano Pesaro; o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges; a vice-prefeita Edna Flor; o deputado estadual Itamar Borges; o presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, Rivael Papinha, e o vereador Marcio Saito; a secretária municipal de Assistência Social e Participação Cidadã, Maria Cristina Domingues; e Martha Pimenta, diretora regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Araçatuba.

Segundo a Maria Cistina Domingues, o recurso será investido em atividades nos – Cras, Casas Abrigo, Programa Ação Jovem, Viva Leite, Creas, Secoi , Projeto Lobato, todos compreendem o atendimento de proteção Básica e Proteção Especializada, além de todas as entidades parceiras que abrangem desde o atendimento a crianças, idosos, deficientes físicos, catadores de papel, entre outros).

Dilador Borges discursou sobre a consciência de trabalho conjunto. “Não basta só o trabalho social público, vindo da administração. Ainda, nós precisamos de outras ferramentas, que são as entidades sociais, para complementar o nosso trabalho e ganhamos mais uma significativa força com essa assinatura. Essa é mais uma demonstração que a parceria com o governo estadual é fundamental para nosso desenvolvimento”.

Floriano Pesaro somou ao argumento do trabalho associado, acrescentando o quesito confiança. “É bastante dinheiro, ainda mais se for bem gasto, como vai ser aqui na área social. Nós estamos confiando naquilo que os gestores locais apresentam, porque todo esse dinheiro que será revertido nessa área social, vai ser revertido a partir dos planos municipais. É assim que se faz política pública, é respeitar cada município. Cada um tem uma especificidade e nós temos que olhar pra isso e apontar recursos. Nós não estamos só repassando dinheiro público, nós estamos confiando em vocês. Isso aqui é uma prova concreta do que nós estamos onde precisamos estar, onde vocês precisam estar. Nós acreditamos que era possível melhorar o desempenho da secretaria, e isso que nós fizemos foi gestão pública”.

BOM PRATO

Na mesma manhã, o secretário Pesaro visitou as instalações do Restaurante Popular de Araçatuba, onde será instalado o programa estadual Bom Prato, anunciado no ano passado. Acompanharam o secretário estadual na visita o prefeito Dilador Borges, a vice Edna Flor, a secretária municipal Maria Cristina Domingues (SMAS e SMPC) e Martha Pimenta, diretora regional de Assistência Social.

Segundo a secretária municipal, a previsão de entrega do Bom Prato é para o primeiro semestre deste ano. O edital de chamamento público foi publicado no site oficial da Secretaria de Desenvolvimento Social www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/portal.php/bomprato para receber as propostas da Organização de Sociedade Civil, até 13 de abril.