Prefeito

Dilador Borges

Dilador Borges Damasceno é mineiro de Itapagipe, mas reside em Araçatuba desde 1985. Casado com Deomerce Souza Damasceno, tem três filhos: Luciana, Fabiana e Fábio. É avô de Luiza, Pedro e Joaquim. De origem humilde, viveu e trabalhou na roça até os 18 anos e só iniciou seus estudos aos 12 anos de idade. Mudou-se para São José do Rio Preto com 22 anos e lá trabalhou como bancário e vendedor de pneus, até ser contratado pelo Grupo Votorantim. Trabalhando nessa empresa, formou-se em Direito já com 32 anos. Promovido a gerente da Votorantim, foi transferido para Araçatuba em 1985.

E foi em Araçatuba que decidiu fincar raízes, abrindo mão de uma transferência para o Nordeste, quando da reestruturação do grupo Votorantim em 1995. A partir daí, trabalhou para criar suas próprias empresas, transformando-se em empresário do setor de materiais para construção. Hoje, é sócio proprietário da Basical (que tem sua matriz em Araçatuba) e da Cimcal (com sede em Osvaldo Cruz). Juntas, as duas empresas geram cerca de 500 empregos diretos, com filiais em outras cidades do interior.

Ansioso por retribuir a acolhida recebida em Araçatuba, investe na cidade e nela participa de sua vida política. Dilador teve atuações pequenas no cenário político. Começou no PPS, em 1998. Atuou de forma indireta na campanha de 2000 e depois se afastou, mas, a pedido de amigos, retornou à política em 2007, agora já filiado ao PSDB. Em 2008 foi escolhido entre os membros do partido para ser o candidato do PSDB à prefeitura de Araçatuba; até então, ele nunca havia sido candidato a cargo eletivo. Nesta campanha, Dilador ficou na segunda colocação.

Em 2010, ele concorreu a Deputado Estadual pelo PSDB, mas não se elegeu, ficou na suplência. No dia 3 de janeiro de 2013, tomou posse como deputado estadual suplente, ocupando o lugar do então deputado estadual Bruno Covas. Até meados de abril de 2014, quando deixou a cadeira e tentou novamente se eleger, mas novamente ficou de suplente.
Em 2016 se candidatou ao cargo de prefeito e se elegeu. Hoje é prefeito de Araçatuba.

Vice-Prefeita

Edna Flor

Na pequena cidade de Barbosa, em 1956, nasceu Edna Flor, a primeira filha do casal Jarbas e Maria Terezinha. A família mudou-se para Penápolis, em razão do trabalho conseguido por Jarbas no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que depois o transferiu para Gália. Foi lá que Edna cursou os primeiros anos do ensino fundamental, na escola municipal Cel. Galdino Ribeiro.

Edna começa a declamar poesias já nas primeiras séries, participando sempre das festas da escola. Novamente em razão do trabalho de Jarbas, a família retornou a Penápolis e, na Escola Profª Yone Dias de Aguiar, Edna conclui o ensino fundamental, destacando-se sempre pelas boas notas. Em razão do seu interesse pela leitura, Edna que já morava em Araçatuba, foi convidada (como aluna de destaque) para a inauguração da Biblioteca da Escola.

A família mudou-se para em Araçatuba em 1974 e Edna conseguiu trabalho como faxineira na sede do DER, onde seu pai fora promovido a operador de máquinas. Edna mostra com orgulho os calos que ainda têm nas mãos, como legado deste trabalho… Foi ainda nesse trabalho duro, que Edna, após concluir o Ensino Médio na Escola Dr. Clóvis de Arruda Campos, ingressou na Faculdade de Direito da então Instituição Toledo de Ensino, tendo sido aprovada em primeiro lugar no Vestibular de 1975.

Participando ativamente das atividades da Paróquia Imaculado Coração de Maria, que ela percebeu a necessidade da população e, assim que se formou, prestou assistência jurídica voluntária nessa Paróquia. Edna trabalhou na Divisão Regional de Ensino e também é fundadora de organizações comunitárias como a ACREPOM – Associação de Catadores de Papel e a ARCA – Associação de Reinserção de Crianças e Adolescentes.

Aprovada em concurso para a Justiça Federal, Edna pediu exoneração para poder continuar a assessoria jurídica a grupos populares. Ela também foi advogada da Mitra Diocesana de Lins e do Instituto Administrativo Jesus Bom Pastor, de Andradina. Também atuou na Prefeitura de Araçatuba (Relações Públicas e Chefe de Gabinete, no período de 1985 a 1988) e Procuradora Geral de Lins (1999/2000.)

Eleita Vereadora por três mandatos (2001 a 2004; 2009 a 2012 e 2013-2016), no biênio 2009-2010, foi a primeira mulher (e, até o momento, a única) a ocupar a presidência do Legislativo. Em 2016 aceitou o desafio de ser candidata a vice-prefeita e venceu as eleições.

Secretário

Josué Cardoso de Lima

Secretaria Municipal da Fazenda

CRC-SP: 1SP161.405/0-1
Brasileiro, casado, 49 anos
Araçatuba – SP
Contato (18) 3607-6590
E-mail  expediente.sf@aracatuba.sp.gov.br

Formação Acadêmica
• Faculdades Católicas Salesianas – Ciências Contábeis – Araçatuba – SP;

Pós Graduação
• Faculdades Católicas Salesianas – Gerência Contábil, Financeira e Auditoria – Araçatuba – SP;
• Centro Universitário Unitoledo – Direito Tributário – Araçatuba – SP;

Qualificações
• Senac – Técnico em Contabilidade – Araçatuba – SP;
• Senac – Técnico de Radialista – Araçatuba – SP;

Prefeitura Municipal de Araçatuba
Secretaria Municipal da Fazenda
Secretário
Desde Janeiro de 2017

Atividades
Gerenciamento prático de forma a propiciar melhor relacionamento dos setores.
Auxilia no desenvolvimento técnico e atribuições dos servidores, agindo de acordo com

a legislação na área pública.

Área de Atuação
Contabilidade, tesouraria, fiscalização tributária e de posturas e dívidas ativas.

Experiências Profissionais
• Fiscal Tributário concursado – Prefeitura Municipal de Araçatuba – Araçatuba – SP;
• Professor Universitário – Faculdade Administrativa de Araçatuba (FAAR) – Araçatuba – SP;
• Professor Universitário de Administração em Recursos Humanos – Faculdade UNIESP – Guararapes – SP;
• Professor Universitário de Contabilidade Administrativa – Faculdade UNIESP – Guararapes – SP;
• Professor Universitário de Contabilidade e Gestão Estratégica de Custos – Faculdade UNIESP – Araçatuba – SP;
• Professor Universitário de Mercado de Capitais – Faculdade UNIESP – Araçatuba – SP;
• Professor Universitário de Administração de Comércio Internacional – Faculdade UNIESP – Araçatuba – SP;
• Palestrante – Moraes Cursos e Representações – Ribeirão Preto – SP;
• Palestrante – RA e Treinamentos – Araçatuba – SP;
• Palestrante – PRIORI Cursos e Treinamentos – Ribeirão Preto – SP;
• Palestrante – INCAP Capacitação e Treinamentos – Ariquemes – RO;
• Palestrante – AGORA Cursos e Treinamentos – Lucas do Rio Verde – MT;
• Palestrante – Organização Paulista – Araçatuba – SP;

Endereço Secretaria
Rua Coelho Neto, 73 – Vila São Paulo – CEP 16015-920 –  Araçatuba – SP

Secretário

Constantino Alexandre Vourlis

Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Brasileiro, casado, 55 anos
Araçatuba – SP
Contato (18) 3636-1257
E-mail: sosp@aracatuba.sp.gov.br

Formação Acadêmica:
• Faculdade de Engenharia de Sorocaba – Engenharia Civil – Sorocaba – SP
• Centro Universitário Toledo – Administração de Empresas – Araçatuba – SP;

Prefeitura Municipal de Araçatuba:
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos
Secretário
Desde Janeiro de 2017.

Atividades
• Gestão de Pessoas com Ênfase na motivação profissional dos servidores;

• Gestão de Planejamento Global das intervenções de manutenções preventivas e corretivas dos bens públicos;

• Gestão de Fiscalização de Contratos de Empresas Terceirizadas prestadoras de serviços.

Área de Atuação:
Engenharia Civil e Administração de Empresas.

Experiências Profissionais:
• Projetos de Retificações de áreas Administrativas –  Cartório de Registro de Imóveis – Araçatuba – SP;

• Perito Assistente – Fórum – Araçatuba – SP;

Endereço Secretaria
Rua Maurício de Nassau, 1777 – Aviação – CEP 16055-525 – Araçatuba – SP.

Secretário

Manoel Afonso de Almeida Filho

Secretaria Municipal de Governo

CREA/SP 185.419/D
Brasileiro, casado, 52 anos
Araçatuba – SP

Contato (18) 3607-6522
E-mail manoel.afonso@aracatuba.sp.gov.br

Formação Acadêmica
• ESAPP Escola Superior de Agronomia – Engenharia Agronômica – Paraguaçu Paulista – SP;

Qualificações
• ABRACO Associação Brasileira de Confinadores – Simpósio Nacional de Confinadores – Esteio – RS;
• ESAPP Escola Superior de Agronomia – Eqüinocultura – Paraguaçu Paulista – SP;
• ESALQ Escola Superior de Agricultura – Alimentação de Bovinos – Piracicaba – SP;
• ESALQ Escola Superior de Agricultura – Atualização de Pastagens e Alimentação de Eqüinos – Piracicaba – SP;
• ESAPP Escola Superior de Agronomia – Bovinocultura – Paraguaçu Paulista – SP;
• FEALQ Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – Piracicaba – SP;

Prefeitura Municipal de Araçatuba
Secretaria Municipal de Governo
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Secretário
Desde Janeiro de 2017

Atividades
• Gerenciamento das Relações públicas entre o poder Executivo e o Legislativo;
• Interlocução das demais Secretarias, junto ao Gabinete do Prefeito Municipal;
• Coordenação, acompanhamento e encaminhamento dos Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo à Câmara Municipal de Araçatuba;
• Cadastramento e monitoramento dos Convênios firmados entre o Poder Executivo Municipal e Federal;

Área de Atuação
Investidor do Agronegócio, Pecuarista de Corte, Melhoramento Genético de raças
Bovinas, Gestor Público.
Experiências Profissionais
• Gerente Agropecuário e Administrativo – MA&F Agronegócios – Araçatuba – SP;
• Sócio-Diretor – Agropecuária Barra do Matrinchã Administração e Participação LTDA. – Campo Novo do Parecis – MT;
• Diretor Presidente – SEG Brahman Criação e Comercialização de Gado de Elite – Araçatuba – SP;
• Sócio-Diretor – MAGNO GAS Dristribuição de Gás Natural LTDA. – Araçatuba – SP;
• Sócio-Diretor – MASI Serviços de Cobrança LTDA. – Araçatuba – SP;

Endereço Secretaria
Rua Coelho Neto, 73 – Vila São Paulo – CEP 16015-920 –  Araçatuba – SP

Secretário

Fábio Leite Franco

Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos

OAB/SP 225.680
Brasileiro, casado, 53 anos
Araçatuba – SP

Contato (18) 3607-6522
E-mail juridico.pma@aracatuba.sp.gov.br

Formação Acadêmica
• Centro Universitário Unitoledo – Direito Tributário – Araçatuba;
• Universidade do Oeste Paulista – Bacharel em Direito – Presidente Prudente – SP;

Qualificações
• Instituto de Ensino Jurídico – Curso Preparatório para Carreira Jurídica com Professor Luiz Flávio Gomes – Araçatuba;
• IBRAP – Instituto Brasileiro de Administração Pública – Administração Pública – Ribeirão Preto – SP.

Prefeitura Municipal de Araçatuba
Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos
Secretário
Desde Fevereiro de 2017

Atividades
• Coordenação da Procuradoria do município de Araçatuba;
• Assessoria ao Poder Executivo com relação a assuntos jurídicos;
• Atualização de cobrança da dívida ativa do município, bem como, aos processos junto
ao Tribunal de Contas e Poder Executivo;

Área de Atuação
Atuação nas áreas de Direito Trabalhista, Tributário, Administrativo, Público e Tribunais de Contas.

Experiências Profissionais
• Assessor Jurídico – Prefeitura Municipal de Valparaíso – Valparaíso – SP;
• Assessor Jurídico –  Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste Paulista (CIENSP) – Andradina – SP;

Endereço Secretaria
Rua Coelho Neto, 73 – Vila São Paulo – CEP 16015-920 –  Araçatuba – SP

Secretária

Silvana de Sousa e Souza

Secretaria Municipal de Educação

Brasileira, casada, 43 anos
Araçatuba – SP

Contato (18) 3636-1200
E-mail silvana.educacao@aracatuba.sp.gov.br
secretaria.educacao@aracatuba.sp.gov.br

Formação Acadêmica • Centro Universitário Unitoledo – Pedagogia – Araçatuba – SP;

Pós-Graduação• Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR – Gestão Escolar – São Carlos – SP;
• Universidade de São Paulo – USP – Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes – São Paulo – SP;
Universidade Cidade de São Paulo – UNICID – Tecnologias em Ensino a Distância – Araçatuba –  SP;

Qualificações
• Secretaria de Promoção e Direitos Humanos da Presidência da República – Direitos Humanos e Mediação de Conflitos – Araçatuba – SP;
• Universidade Federal de Santa Catarina – Prevenção ao uso de drogas – Araçatuba – SP;
• Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Faculdade de Administração e Negócios –  ECA na escola – Araçatuba – SP;
• Gruhbas – Projetos Educacionais e Culturais – A qualidade da Educação: desafios e compromissos Araçatuba – SP;
• Gruhbas – Projetos Educacionais e Culturais – Educação e Contemporaneidade: uma proposta em construção – Araçatuba – SP;
• Gruhbas – Projetos Educacionais e Culturais – A escola numa sociedade de desafios: educar para a competência e a competência para educar – Araçatuba – SP;
• Fundo Nacional da Educação (FNDE) – FUNDEB – Araçatuba – SP;
• UNESP – Education, Gender and Race: Experiences on Violence Prevention in Canadá – Araçatuba – SP;
• Secretaria de Educação de Araçatuba – Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade – Araçatuba – SP;
• SESI – Serviço Social da Indústria – Saber em Ação – Birigui – SP;
• UNDIME – Financiamento da Educação – Quem paga a conta? – Atibaia – SP

• Instituto Oficina Municipal – Plano de Carreira e Remuneração do Magistério – São Paulo – SP.

Prefeitura Municipal de Araçatuba
Secretaria Municipal de Educação
Secretária
Desde Janeiro de 2017

Atividade
Gestão da rede municipal de ensino que é composta por 65 escolas divididas em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e 2 CEMFICAs (Centro Municipal de Formação Integral da Criança e do Adolescente).

O trabalho é focado na melhoria contínua da qualidade da educação, buscando elevar o desempenho dos alunos e consequentemente os índices educacionais do município. A estratégia tem sido investir intensivamente na formação continuada dos profissionais da educação, num contexto de permanente diálogo e monitorar os avanços dos alunos, para intervir de maneira eficaz na superação de dificuldades. Temos aprimorado os processos de inclusão dos alunos com deficiência, assegurando o direito de todos a educação e o respeito à diversidade.

Uma reestruturação da rede de ensino tem proporcionado a redução da lista de espera por vagas que existe para crianças de até 3 anos e com a construção de uma escola e ampliação de outras 4 previstas, a expectativa é de zerar esta lista.

Outra ação intensiva tem sido os investimentos para a melhoria da rede física, com reforma de escolas, possibilitando conforto e segurança aos alunos, bem como a aquisição de materiais de qualidade para o desenvolvimento de atividades pedagógicas.

 Área de Atuação
Professora da educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, cursos preparatórios para concurso, orientadora pedagógica e diretora de escola.

Experiências Profissionais
• Serviço Social da Indústria – SESI – auxiliar docente, professora na Educação Infantil, Ensino Fundamental, alfabetização de jovens e adultos e orientadora de aprendizagem, tendo atuado nas cidades de Araçatuba, Birigui e Guararapes; ingresso por concurso;
• Prefeitura Municipal de Araçatuba – professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental, orientadora pedagógica por ocasião da implantação da municipalização do ensino fundamental na cidade, diretora das EMEBs Ana Maria Néri Landre (Educação Infantil), Lauro Bittencourt e Índio Poti (Ensino Fundamental). Atuação em comissões da Secretaria Municipal de Educação para implantação do Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério e do Plano Municipal de Educação; representante das diretoras no Conselho Municipal da Educação e no Conselho Municipal do FUNDEB, tendo exercido a presidência deste último, com efetivo acompanhamento e fiscalização da gestão dos recursos do Fundo; ingresso através de concurso público;

Endereço Secretaria
Rua São Paulo, 728 – Bairro Vila Mendonça – CEP 16015-130 – Araçatuba – SP.

Chefe de Gabinete

Deocleciano Borella Júnior

Gabinete Prefeito

Brasileiro, casado, 54 anos
Araçatuba – SP
Contato (19) 98129-0305
E-mail  dborella@gmail.com

Formação Acadêmica
• Academia de Polícia Militar – Curso de Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo – Barro Branco;
• CEOP – Curso de Operações Especiais – São Paulo;
• Centro Universitário Unitoledo – Bacharel em Direito – Araçatuba;
• Comitê Internacional da Cruz Vermelha e Ministério da Justiça – Curso de Integração dos Princípios de Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário no Treinamento e Atuação da Polícia Militar;

FUNDAP – Curso de Formação de Professores para a Melhoria da Qualidade do Atendimento ao Cidadão – São Paulo;

Pós Graduação
• Centro de Aperfeiçoamento de Estudos Superiores da Polícia Militar – Graduação Latu Sensu na Área de Polícia Preventiva  da Ordem Pública – São Paulo;

Qualificações
• Escola de Educação Física da Polícia – Curso de Tiro Defensivo na Prevenção da Vida – Método Geraldi – São Paulo;

• Escola de Educação Física da Polícia – C.E.O de Policiamento Ambiental – São Paulo;

Promoções
• Promovido a Tenente PM por merecimento intelectual (1988);
• Promovido a 1º Tenente PM por Antiguidade (1990);
• Promovido a Capitão PM por Merecimento (2000);
• Promovido a Major por Merecimento (2009);
• Promovido a Tenente Coronel PM por Merecimento (2013);
• Promovido a Coronel PM (2015);

Prefeitura Municipal de Araçatuba
Chefe de Gabinete
Desde Janeiro de 2017

Atividades
Gerenciamento prático de forma a propiciar melhor relacionamento dos setores.
Auxilia no desenvolvimento técnico e atribuições dos servidores, agindo de acordo com
a legislação na área pública.

Área de Atuação
Contabilidade, tesouraria, fiscalização tributária e de posturas e dívidas ativas.

Experiências Profissionais
• Fiscal Tributário concursado – Prefeitura Municipal de Araçatuba – Araçatuba – SP;
• Professor Universitário – Faculdade Administrativa de Araçatuba (FAAR) – Araçatuba – SP;
• Professor Universitário de Administração em Recursos Humanos – Faculdade UNIESP – Guararapes – SP;
• Professor Universitário de Contabilidade Administrativa – Faculdade UNIESP – Guararapes – SP;
• Professor Universitário de Contabilidade e Gestão Estratégica de Custos – Faculdade UNIESP – Araçatuba – SP;
• Professor Universitário de Mercado de Capitais – Faculdade UNIESP – Araçatuba – SP;
• Professor Universitário de Administração de Comércio Internacional – Faculdade UNIESP – Araçatuba – SP;
• Palestrante – Moraes Cursos e Representações – Ribeirão Preto – SP;
• Palestrante – RA e Treinamentos – Araçatuba – SP;
• Palestrante – PRIORI Cursos e Treinamentos – Ribeirão Preto – SP;
• Palestrante – INCAP Capacitação e Treinamentos – Ariquemes – RO;
• Palestrante – AGORA Cursos e Treinamentos – Lucas do Rio Verde – MT;
• Palestrante – Organização Paulista – Araçatuba – SP;

Endereço Prefeitura Municipal de Araçatuba
Rua Coelho Neto, 73 – Vila São Paulo – CEP 16015-920 –  Araçatuba – SP

Gabinete do Prefeito

O Gabinete do Prefeito é órgão da administração municipal responsável por apoiar o Prefeito Municipal na realização de suas atividades cotidianas à frente do governo municipal, principalmente nos assuntos de ordem política e administrativa em todas as esferas de governo, coordenando as relações do Chefe do Executivo com a administração municipal, o Legislativo Municipal, as instâncias de governo regional, estadual e federal, as lideranças políticas e a sociedade civil.

Compete ao Gabinete do Prefeito:

I – assessorar o Prefeito em assuntos afetos à administração municipal;

II – auxiliar o Prefeito nas atividades de promover a articulação entre as organizações da sociedade civil e o Poder Público Municipal;

III – auxiliar o Prefeito nas atividades de promover a articulação política interna entre os órgãos da Prefeitura;

IV – coordenar as relações do Executivo Municipal com os órgãos da administração pública municipal, regional, estadual e federal;

V – organizar a agenda para atendimento ao público, às entidades constituídas e às autoridades e à sua participação em eventos de natureza política;

VI – promover o cumprimento da agenda oficial, bem como organizar as audiências e encaminhar as partes;

VII – receber as autoridades e os hóspedes oficiais do município;

VIII – assistir o Chefe do Poder Executivo, preparando a correspondência a ser expedida pelo Gabinete do Prefeito;

IX – manter o Prefeito informado dos assuntos de interesse do governo municipal e também execução de programas e projetos em andamento;

X – coletar e organizar as informações que auxiliem o Prefeito na execução dos objetivos e metas do Governo;

XI – coordenar as atividades do Prefeito com os objetivos de captação de recursos para a realização de obras e projetos de interesse do município;

XII – auxiliar no desenvolvimento das atividades de planejamento e na organização dos órgãos que compõem a administração municipal;

XIII – assessorar o Chefe do Executivo no planejamento, organização, supervisão e controle das atividades administrativas;

XIV – auxiliar o Prefeito na implementação de medidas destinadas ao aperfeiçoamento ou redirecionamento de programas, projetos e atividades em execução no Governo;

XV – representar oficialmente o Prefeito, sempre que credenciado;

XVI – transmitir aos demais Secretários Municipais as ordens e orientações do Chefe do Executivo Municipal, zelando pelo seu cumprimento;

XVII – executar os serviços burocráticos que envolvam a preparação, registro, expedição, publicação e arquivamento dos atos oficiais.

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