Prefeito

Dilador Borges

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65 anos

Dilador Borges Damasceno é mineiro de Itapagipe, mas reside em Araçatuba desde 1985. Casado com Deomerce Souza Damasceno, tem três filhos: Luciana, Fabiana e Fábio. É avô de Luiza, Pedro e Joaquim. De origem humilde, viveu e trabalhou na roça até os 18 anos e só iniciou seus estudos aos 12 anos de idade. Mudou-se para São José do Rio Preto com 22 anos e lá trabalhou como bancário e vendedor de pneus, até ser contratado pelo Grupo Votorantim. Trabalhando nessa empresa, formou-se em Direito já com 32 anos. Promovido a gerente da Votorantim, foi transferido para Araçatuba em 1985.

E foi em Araçatuba que decidiu fincar raízes, abrindo mão de uma transferência para o Nordeste, quando da reestruturação do grupo Votorantim em 1995. A partir daí, trabalhou para criar suas próprias empresas, transformando-se em empresário do setor de materiais para construção. Hoje, é sócio proprietário da Basical (que tem sua matriz em Araçatuba) e da Cimcal (com sede em Osvaldo Cruz). Juntas, as duas empresas geram cerca de 500 empregos diretos, com filiais em outras cidades do interior.

Ansioso por retribuir a acolhida recebida em Araçatuba, investe na cidade e nela participa de sua vida política. Dilador teve atuações pequenas no cenário político. Começou no PPS, em 1998. Atuou de forma indireta na campanha de 2000 e depois se afastou, mas, a pedido de amigos, retornou à política em 2007, agora já filiado ao PSDB. Em 2008 foi escolhido entre os membros do partido para ser o candidato do PSDB à prefeitura de Araçatuba; até então, ele nunca havia sido candidato a cargo eletivo. Nesta campanha, Dilador ficou na segunda colocação.

Em 2010, ele concorreu a Deputado Estadual pelo PSDB, mas não se elegeu, ficou na suplência. No dia 3 de janeiro de 2013, tomou posse como deputado estadual suplente, ocupando o lugar do então deputado estadual Bruno Covas. Até meados de abril de 2014, quando deixou a cadeira e tentou novamente se eleger, mas novamente ficou de suplente.
Em 2016 se candidatou ao cargo de prefeito e se elegeu. Hoje é prefeito de Araçatuba.

Vice-Prefeita

Edna Flor

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Na pequena cidade de Barbosa, em 1956, nasceu Edna Flor, a primeira filha do casal Jarbas e Maria Terezinha. A família mudou-se para Penápolis, em razão do trabalho conseguido por Jarbas no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que depois o transferiu para Gália. Foi lá que Edna cursou os primeiros anos do ensino fundamental, na escola municipal Cel. Galdino Ribeiro.

Edna começa a declamar poesias já nas primeiras séries, participando sempre das festas da escola. Novamente em razão do trabalho de Jarbas, a família retornou a Penápolis e, na Escola Profª Yone Dias de Aguiar, Edna conclui o ensino fundamental, destacando-se sempre pelas boas notas. Em razão do seu interesse pela leitura, Edna que já morava em Araçatuba, foi convidada (como aluna de destaque) para a inauguração da Biblioteca da Escola.

A família mudou-se para em Araçatuba em 1974 e Edna conseguiu trabalho como faxineira na sede do DER, onde seu pai fora promovido a operador de máquinas. Edna mostra com orgulho os calos que ainda têm nas mãos, como legado deste trabalho… Foi ainda nesse trabalho duro, que Edna, após concluir o Ensino Médio na Escola Dr. Clóvis de Arruda Campos, ingressou na Faculdade de Direito da então Instituição Toledo de Ensino, tendo sido aprovada em primeiro lugar no Vestibular de 1975.

Participando ativamente das atividades da Paróquia Imaculado Coração de Maria, que ela percebeu a necessidade da população e, assim que se formou, prestou assistência jurídica voluntária nessa Paróquia. Edna trabalhou na Divisão Regional de Ensino e também é fundadora de organizações comunitárias como a ACREPOM – Associação de Catadores de Papel e a ARCA – Associação de Reinserção de Crianças e Adolescentes.

Aprovada em concurso para a Justiça Federal, Edna pediu exoneração para poder continuar a assessoria jurídica a grupos populares. Ela também foi advogada da Mitra Diocesana de Lins e do Instituto Administrativo Jesus Bom Pastor, de Andradina. Também atuou na Prefeitura de Araçatuba (Relações Públicas e Chefe de Gabinete, no período de 1985 a 1988) e Procuradora Geral de Lins (1999/2000.)

Eleita Vereadora por três mandatos (2001 a 2004; 2009 a 2012 e 2013-2016), no biênio 2009-2010, foi a primeira mulher (e, até o momento, a única) a ocupar a presidência do Legislativo. Em 2016 aceitou o desafio de ser candidata a vice-prefeita e venceu as eleições.

Secretário

João Valero Santos Esgalha

Secretário da Fazenda

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75 anos

Graduado em Contabilidade pelo Instituição Soler e em Matemática pela Fundação Educacional de Penápolis.

É Secretário Municipal da Fazenda desde setembro de 2019.

Rua Coelho Neto, 73 – Vila São Paulo
Fone: (18) 3607-6590
E-mail: controladoria@aracatuba.sp.gov.br

Secretário

Enio Amauri Pozzetti Junior

Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

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56 anos

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de Lins e em Gerenciamento de Projeto pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo. É qualificado no gerenciamento e consultoria de obras de instalações elétricas, hidráulicas e especiais, entre outras.

É Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos desde junho de 2021.

Rua Maurício de Nassau, 1777 – Aviação
Telefone: (18) 3636-1250
E-mails: enio.pozzetti@aracatuba.sp.gov.br e sosp@aracatuba.sp.gov.br

Secretário

Arnaldo dos Santos Vieira Filho

Secretaria Municipal de Governo, Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial

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58 anos
Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), de São Paulo. Foi Diretor do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran).

É Secretário Municipal de Governo e Secretário Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial desde 2017.

Secretaria de Governo: Rua Coelho Neto, 73 – Vila São Paulo
Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial: Av. Waldemar Alves, 50 – São Joaquim
Telefone: (18) 3636 6651 ou (18) 3607-6611
E-mail: arnaldo.smda@aracatuba.sp.gov.br

Secretário

Fábio Leite Franco

Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos

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OAB/SP 225.680
56 anos

Bacharel em Direito pela Universidade do Oeste Paulista (Presidente Prudente/SP), com qualificações em Direito Tributário e Empresarial pelo Centro Universitário UniToledo (Araçatuba/SP) e Administração Pública pelo IBRAP – Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ribeirão Preto/SP)

Foi Assessor Jurídico da Prefeitura Municipal de Valparaíso e do Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste Paulista (CIENSP), em Andradina/SP, entre outras experiências profissionais.

É Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos desde fevereiro de 2017.

Telefone: (18) 3607-6522
E-mail: juridico.pma@aracatuba.sp.gov.br

Secretária

Silvana de Sousa e Souza

Secretaria Municipal de Educação

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47 anos

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário UniToledo e pós-graduada em Gestão Escolar pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e em Tecnologias em Ensino a Distância pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

É Secretária Municipal de Educação desde janeiro de 2017.

Unidade 1: Oscar Rodrigues Alves, 55 – Centro
Unidade 2: Rua São Paulo, 728 – Vila Mendonça
Telefone: (18) 3636-1200
E-mail: silvana.educacao@aracatuba.sp.gov.br

Secretário

Jonathas Henrique Magalhães

Secretaria Municipal de Comunicação Social

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Brasileiro, 41 anos
Araçatuba – SP

Graduado em Publicidade e Propaganda.

Contato (18) 3607 6502
E-mail jonathas@aracatuba.com.gov.br

Araçatuba
Secretário Municipal de Comunicação Social
Desde Janeiro de 2019

 

Endereço Prefeitura Municipal de Araçatuba
Rua Coelho Neto, 73 – Vila São Paulo – CEP 16015-920 –  Araçatuba – SP.

Secretário

Ernesto Tadeu Consoni

Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação | Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana

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67 anos

Graduado em Engenharia Civil, com pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho e qualificação em “Elaboração de Projetos” pelo CEPAM.

É Secretário Municipal de Planejamento e Habitação desde janeiro de 2017.

Rua Coelho Neto, 73 – Vila São Paulo
Telefone: (18) 3607-6514
E-mail: secplan@aracatuba.sp.gov.br

Secretário

Sérgio Tumelero

Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação

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51 anos

Graduado em Educação Física pela Facepal, de Palmas/PR, com mestrado em Fisiologia do Exercício pela Unicamp, de Campinas/SP. Foi Coordenador do Curso de Educação Física do Centro Universitário UniToledo, de Araçatuba.

É Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Recreação desde agosto de 2017.

Rua Francisco Braga, 351 – Jardim Bandeirantes
Telefone: (18) 3636-1290
E-mail: sergio.tumelero@aracatuba.sp.gov.br

Assessor Executivo

Lucas Savério Proto

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade

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39 anos

Graduado em Engenheira Florestal e em Gestão Ambiental, com pós-graduação em Adequações Ambientais de Propriedades Rurais. Tem qualificações em Estudos em Direito e Legislação Ambiental, Políticas Socioeconômicas-Ambientais, Adequação da Gestão e do Capital Ambiental Público, Manejo de Ecossistemas e Bacias Hidrográficas.

É Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade desde julho de 2020.

Av. Alcides Fagundes Chagas, 222 – Aviação
Telefone: (18) 3607-6550
E-mail: lucas.proto@aracatuba.sp.gov.br

Secretária

Carmem Silvia Guariente

Secretaria Municipal de Saúde

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58 anos

Formada em Enfermaria e Obstetrícia, com licenciatura em Enfermagem pela USP, de São Paulo, pós-graduada em Gestão de Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, de São Paulo, e Gestão da Clínica nas Redes de Atenção em Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, também de São Paulo. Foi Diretora Técnica do Hospital Estadual de Mirandópolis; Diretora de Desenvolvimento e Qualificação do SUS e Diretora Técnica de Serviço do Departamento Regional de Saúde DRS II, em Araçatuba, Secretária Municipal de Saúde de Pereira Barreto e Diretora de Saúde de Guararapes.

É Secretária Municipal de Saúde desde janeiro de 2017.

Rua Rio de Janeiro, 300 – Vila Mendonça
Telefone: (18) 3636-1100
E-mail: saude@aracatuba.sp.gov.br

Secretária

Suzeli Denys de OLiveira

Secretaria de Assistência Social

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67 anos

Graduada em Letras pela Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo. Já trabalhou na União dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo e na Ouvidoria da Secretaria de Assistência Social de Araçatuba.

É Secretária Municipal de Assistência Social desde março de 2020.

Endereço: Rua Francisco Braga, 414
Telefone: (18) 3636-1260
E-mail: suzelidenys@terra.com.br

Secretária

Edna Flor

Participação Cidadã

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Brasileira, solteira, 63 anos.

Secretária de Participação Cidadã desde abril de 2021.

Graduada em Direito pelo Centro Universitário UniToledo, de Araçatuba. Foi vereadora por três mandatos e a primeira mulher a ocupar a presidencia da Câmara Municipal de Araçatuba.

Contato (18) 3636-1260
E-mail acaosocial@aracatuba.sp.gov.br
R. Bandeirantes, 111
Centro

Secretário

Antônio Erivaldo Gomes Assêncio

Secretaria Municipal de Segurança

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Antônio Erivaldo Gomes Assencio
57 anos

Graduado em Educação Física e Técnicas Desportivas e Bacharelado em Administração de Empresas, ambos pelo Centro Universitário UniToledo.

É Secretário Municipal de Segurança desde janeiro de 2017.

Av. Prestes Maia, 560
Telefone: (18) 3636-124
E-mail: seguranca@aracatuba.sp.gov.br

Secretário

Mauricéia Muto

Secretaria Municipal de Administração

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48 Anos

Formada em Administração de Empresas, é qualificada em Administração Pública Municipal.
Possui experiência na Diretoria de Administração e Controle Financeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba (2017 a 2018) e Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba (2018 a 2019).

É Secretária Municipal de Administração desde janeiro de 2021.

Rua Coelho Neto, 73 – Vila São Paulo
Telefone: (18) 3607-6620
E-mail: mauriceia.mdministracao@aracatuba.sp.gov.br

Secretário

Marcelo Astolphi Mazzei

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Secretário de Turismo

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58 anos

Graduado em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial pelo Centro de Pós-Graduação do Instituto Brasileiro de Pesquisas Econômicas da Universidade Estadual de Londrina.

De maio de 2018 a dezembro de 2020 esteve à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial.

É Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho desde maio de 2018 e Secretário Municipal de Turismo desde janeiro de 2019.

Av. Waldemar Alves, 50 – São Joaquim
Telefones: (18) 3607-6630
E-mails: m.mazzei@aracatuba.sp.gov.br e turismo.pma@aracatuba.sp.gov.br

Secretária

Maria Teresa Assis Lemos Marques de Oliveira

Secretaria de Cultura

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64 anos

Graduada em Serviço Social e pós-graduada em Violência Doméstica Contra a Criança e o Adolescente. Funcionária pública estadual aposentada, já atuou como jornalista e radialista. Foi vereadora de Araçatuba por três mandatos, tendo inclusive sido Presidente da Câmara.

É Secretária Municipal de Cultura desde fevereiro 2021.

Rua Anita Garibaldi, 75 – Centro
Telefone: (18) 3637-3736
E-mails: tieza.cultura@aracatuba.sp.gov.br
smcultura.aracatuba@gmail.com

Secretário

Cel. Marcelo Reis

Mobilidade Urbana

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49 anos

Graduado em Direito pelo Centro Universitário UniToledo, com especialização em Direito do Consumidor pelo Centro Universitário Dom Bosco, mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, ambos pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em São Paulo.

É Secretário Municipal de Mobilidade Urbana desde janeiro de 2021.

Av. Doutor Alcides Fagundes Chagas, portão 7 do Recinto de Exposições
Telefones: (18) 3623-1532
E-mail: marceloreis.lar@hotmail.com

Gabinete do Prefeito

O Gabinete do Prefeito é órgão da administração municipal responsável por apoiar o Prefeito Municipal na realização de suas atividades cotidianas à frente do governo municipal, principalmente nos assuntos de ordem política e administrativa em todas as esferas de governo, coordenando as relações do Chefe do Executivo com a administração municipal, o Legislativo Municipal, as instâncias de governo regional, estadual e federal, as lideranças políticas e a sociedade civil.

Compete ao Gabinete do Prefeito:

I – assessorar o Prefeito em assuntos afetos à administração municipal;

II – auxiliar o Prefeito nas atividades de promover a articulação entre as organizações da sociedade civil e o Poder Público Municipal;

III – auxiliar o Prefeito nas atividades de promover a articulação política interna entre os órgãos da Prefeitura;

IV – coordenar as relações do Executivo Municipal com os órgãos da administração pública municipal, regional, estadual e federal;

V – organizar a agenda para atendimento ao público, às entidades constituídas e às autoridades e à sua participação em eventos de natureza política;

VI – promover o cumprimento da agenda oficial, bem como organizar as audiências e encaminhar as partes;

VII – receber as autoridades e os hóspedes oficiais do município;

VIII – assistir o Chefe do Poder Executivo, preparando a correspondência a ser expedida pelo Gabinete do Prefeito;

IX – manter o Prefeito informado dos assuntos de interesse do governo municipal e também execução de programas e projetos em andamento;

X – coletar e organizar as informações que auxiliem o Prefeito na execução dos objetivos e metas do Governo;

XI – coordenar as atividades do Prefeito com os objetivos de captação de recursos para a realização de obras e projetos de interesse do município;

XII – auxiliar no desenvolvimento das atividades de planejamento e na organização dos órgãos que compõem a administração municipal;

XIII – assessorar o Chefe do Executivo no planejamento, organização, supervisão e controle das atividades administrativas;

XIV – auxiliar o Prefeito na implementação de medidas destinadas ao aperfeiçoamento ou redirecionamento de programas, projetos e atividades em execução no Governo;

XV – representar oficialmente o Prefeito, sempre que credenciado;

XVI – transmitir aos demais Secretários Municipais as ordens e orientações do Chefe do Executivo Municipal, zelando pelo seu cumprimento;

XVII – executar os serviços burocráticos que envolvam a preparação, registro, expedição, publicação e arquivamento dos atos oficiais.

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