Publicado em 08 de novembro de 2022 às 12:24

Araçatuba foi representada por três enxadristas no Campeonato Brasileiro Amador 2022. A competição aconteceu em São Paulo entre os dias 3 e 6 de novembro. A disputa, que reuniu competidores de todos os estados do Brasil, foi realizada pela Xadrez Total com apoio da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez).

Bianca Alencar do Nascimento, Felipe Eduardo Maciel e Pedro Caserta Lapenta são integrantes da Escola de Treinamento de Xadrez de Araçatuba, que tem apoio da Prefeitura por meio da SMELR (Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação).

Bianca e Pedro competiram na categoria 1400, na qual tiveram bom desempenho, competindo pelo título de Norma de Mestre Nacional. Bianca ficou em 5° lugar no geral e Pedro na 18° colocação. Na mesma categoria, Bianca se consagrou campeã pelo feminino. Felipe, que competiu pela categoria 1800, obteve o 19° lugar. Cada atleta participou de 7 partidas, com competidores de várias cidades.

A técnica Ivone Paulino conta da importância deste campeonato para os enxadristas. “É uma competição muito forte. Pessoas de todos os estados estavam presentes, o resultado foi muito bom, mostra a força do xadrez de Araçatuba”.