Publicado em 20 de agosto de 2018 às 17:35

A FAC-FEA (Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba) anunciou recentemente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Araçatuba, o lançamento de dois programas de bolsa para estudantes de pedagogia custeados pelo MEC (Ministério da Educação).

A Emeb Lauro Bittencourt, no Jardim TV, será sede para o funcionamento do programa Residência Pedagógica, uma das ações que integra a Política Nacional de Formação de Professores. Nessa modalidade, três professoras (também bolsistas) desta escola serão orientadoras, supervisionando os estagiários residentes. A meta é induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica.

Essa imersão contempla, dentre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientadas por um docente.

O outro programa disponível será o Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), a ser realizado na Emeb Prof. José Herculano de Araújo Ordine, no bairro São Rafael. O programa oferece oportunidade aos alunos de cursos presenciais que se dediquem a estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam ao exercício do magistério na rede pública. Nessa unidade, serão 4 professores bolsistas que supervisionarão os estagiários do Programa.

“O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. A realização dessa parceria reforça o compromisso da SME com a melhoria da qualidade do ensino público”, destaca Silvana de Sousa e Souza, secretária municipal de Educação.

Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais. No total, serão 48 acadêmicos e 12 voluntários beneficiados.