Publicado em 01 de julho de 2021 às 11:29

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba tem uma logística especial para otimizar a aplicação da vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), utilizada na prevenção da tuberculose.

Em Araçatuba, logo após o nascimento da criança, a mãe recebe a visita de uma profissional da Atenção Básica, que ministra a dose no bebê antes da mãe ter alta. A ação busca garantir que a criança receba a dose da vacina e evita o deslocamento para a aplicação da vacina, principalmente em época de pandemia.

O serviço de vacinação contra a tuberculose em recém-nascidos é feito diariamente. As equipes das UBSs têm contato com as equipes de enfermaria dos hospitais, que informam sobre o nascimento das crianças diariamente. A Secretaria de Saúde informou que de janeiro até maio foram aplicadas 867 doses.

A vacina BCG está incluída no calendário básico de vacinação da criança, é segura e está indicada para prevenir as formas graves da tuberculose miliar e a meningite tuberculosa.

Existem situações em que a mãe ganhou o bebê em outro município ou foi embora sem tomar a vacina por motivo desconhecido. Nesse caso, ela deverá levar a criança à UBS de sua cidade. Se for moradora de Araçatuba, ela poderá ir à UBS Umuarama ou UBS TV.

A diretora da Vigilância Epidemiológica de Araçatuba, Priscila Cestaro, ressalta a importância da vacinação nas primeiras 12 horas após o nascimento, preferencialmente ainda na maternidade.