Publicado em 21 de julho de 2022 às 18:32

Uma vez por ano, a Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba (SME) realiza um momento de formação coletiva em seu calendário letivo, quando então, em vez dos alunos, são seus profissionais que vão aos bancos escolares.

Na quarta-feira (20), uma série de atividades atingiu mais de duas mil pessoas, sendo 1.800 servidores efetivos da Educação Municipal, além de agentes de Saúde, realizados em diversos locais que acomodassem apropriadamente capacitações e dinâmicas, tendo encerramento especial com presença e palestra da ex-deputada federal Pollyana Gama, também educadora e escritora.

Segundo Silvana de Sousa e Souza, secretária municipal de Educação em Araçatuba, a formação coletiva tem como objetivo melhorar a prática dos profissionais, para que possam ser mais assertivos, independente de suas áreas de atuação.

Desde estagiários, motoristas e quadro de apoio das unidades escolares, diretores, coordenadores, professores e terceirizados da área de alimentação, divididos em 10 turmas a cada período de manhã e tarde, 1.800 profissionais da SME receberam , no centro universitário Unitoledo Wyden, temáticas diferentes ministradas por psicólogos, com maior foco nas relações humanas, habilidades socioemocionais, desenvolvimento e lida com comportamentos diferenciados. Em segundo momento, com a presença de membros do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, todos receberam treinamento em razão da Lei Lucas (13.722/18), que torna obrigatória a capacitação de professores e profissionais de educação básica e recreação infantil em noções de primeiros-socorros.

“A lei exige que uma parte do pessoal em cada unidade escolar seja capacitada para primeiros socorros, mas nós fizemos questão de que todos da Educação Municipal recebessem este treinamento”, enfatizou a secretária.

Paralelamente, as merendeiras das escolas, profissionais terceirizadas por empresas de serviços à administração municipal, também tiveram trabalho com temática central relativa à prevenção de engasgos em ambiente escolar, envolvendo formas de preparo dos alimentos, ingredientes e formas de apresentação para as diferentes idades, desta vez no auditório da Secretaria de Educação. Esta fase foi também aberta, no período da tarde, para agentes da Saúde Municipal, para que possam orientar as famílias em suas visitas domiciliares.

Em seu encerramento, à noite, a formação coletiva proporcionou uma palestra proferida pela ex-deputada Federal Pollyana Gama, coautora da Lei Lucas (13.722/18), para mais de 1.200 profissionais do magistério, com o tema “Fortalecimento de equipes sob lentes sistêmicas”, pela qual a ex-parlamentar explica promover engajamento maior e pessoas mais preparadas nos relacionamentos, com olhar melhor para o atendimento a crianças, famílias e equipes de trabalho.

A Prefeitura de Araçatuba foi representada pela vice-prefeita Edna Flor, que discursou na abertura do evento de encerramento, junto à secretária municipal Silvana de Sousa e Souza (Educação) e o vereador araçatubense Nelson Marques Filho, que já integrou o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.