Publicado em 25 de janeiro de 2023 às 18:07

A Secretaria de Educação iniciou, hoje (25/1), o primeiro ciclo do ano de formação para profissionais ingressantes e formação coletiva de retorno ao ano letivo com os profissionais da Educação. Durante os encontros serão abordados temas como as atribuições dos agentes, atendimento educacional especializado, primeiros socorros, ética profissional, direitos e deveres do servidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, musicalização, caminhos para a educação antirracista, saúde mental, entre outros.

A abertura contou com a presença da secretária de Educação, Silvana de Sousa e Souza, que deu as boas-vindas aos profissionais e explicou que entende a formação como um momento essencial para o aperfeiçoamento da prática dos profissionais que atuam na educação. “Educação pressupõe aprendizagem contínua e isso não é apenas para os alunos, mas também para os profissionais. Com isso, a gente consegue uma melhoria frequente dos processos”.

Os ciclos serão realizados de 25 de janeiro a 7 de fevereiro. No dia 2 de fevereiro, a abertura do ciclo contará com a participação de autoridades. Na sequência, haverá duas palestras – “Caminhos para a educação antirracista”, com a professora Elisandra Pereira, e “Como a abordagem RTI pode minimizar os obstáculos no processo da aprendizagem”, com a professora Andréa Carla.

No dia 7 de fevereiro, haverá uma aula inaugural, a partir das 18h, que contará com a presença da professora Emilia Cipriano, com o tema “Encantar-se com o ato educativo no contexto atual”.