Publicado em 12 de abril de 2017 às 10:41

“A saúde de Araçatuba precisa de muitos investimentos para ser digna à população. A secretária Carmem, desde que assumiu o cargo, tem lidado com situações complicadas para garantir o atendimento e se não fosse por ela, até remédio teria faltado. Já pedi a ela um relatório, para semana que vem, de todos os problemas enfrentados na área de saúde. E vamos tomar as medidas necessárias para resolver, doa a quem doer”.

Esta foi a ordem dada ontem pelo prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, depois de visitar, na noite de quinta-feira (19), os prédios do Pronto Socorro Aida Vazo Dolce (Santana) e do Pronto Socorro Edman Silvério Cazerta (São João). Dilador pediu também que fosse providenciada a retirada de uma Ambulância que está sucateada do pátio do Pronto Socorro (Santana) e que fosse levado para o pátio da SOSP e assim evitar transtornos.

Em ambos os locais, o prefeito conversou com os usuários e funcionários. Ele ouviu reclamações sobre as condições de atendimento e de trabalho. Alguns servidores do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) chegaram a cogitar a possibilidade de terem que suspender temporariamente os serviços por falta de condições. Atualmente, o município conta apenas com duas ambulâncias em funcionamento. Funcionários dos postos de atendimento reclamaram ainda sobre carga horária e escassez de material para trabalhar.

“Não podemos permitir que trabalhos sejam suspensos ou que o atendimento seja prejudicado. Ouvi aqui relatos que me deixam preocupado. Por isso quero, para os próximos dias, este relatório completo do que foi encontrado aqui quando assumimos. O que for do nosso alcance, faremos agora. E o que precisar de maiores recursos, vou procurar parcerias com o Estado e com a União”, disse o prefeito Dilador Borges.

VISTORIA

As visitas do prefeito aos postos de atendimento de urgência foram acompanhadas pela vice-prefeita Edna Flor e pela secretária de Saúde Carmem Guariente. Os vereadores Rivael Papinha e Denilson Pichiteli também participaram da visita. A ação faz parte do cronograma de primeiro contato que os chefes do Executivo têm feito para tomarem maiores conhecimentos a respeito da situação dos estabelecimentos públicos e para passarem uma mensagem de motivação aos servidores.

Durante as visitas, a secretária Carmem fez uma explanação sobre os trabalhos que estão sendo realizados até o momento e se mostrou otimista em relação ao futuro da saúde no município.

“Temos tido apoio das demais secretarias e o prefeito Dilador tem discutido com a gente, diariamente, medidas que podemos tomar de imediato para garantir um atendimento digno”, destacou a secretária.