Publicado em 02 de outubro de 2017 às 17:36

Nesta segunda-feira (2), a prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT), em parceria com a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho, promoveu a formatura dos participantes da 6ª turma do Time do Emprego.

Quando a turma foi iniciada, há duas semanas, cada um dos alunos recebeu um kit contendo bolsa, apostila, caderno de atividades, lápis, borracha, apontador e caneta. No total, foram 11 reuniões de 3 horas cada, ministradas por Sebastião Antônio Alves e José Miguel Sábio, dois profissionais treinados para a função.

O Programa Time do Emprego é do Governo do Estado de São Paulo, e tem por objetivo auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho. A iniciativa é voltada para pessoas maiores de 16 anos, e consiste na formação de “times” para troca de experiências, apoio mútuo e orientação da carreira.

Participaram da formatura o secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho e Desenvolvimento Agroindustrial, Erik Carneiro da Silva; o diretor regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Relações do Trabalho, Lucas Grandolfo; o presidente da Comissão Municipal de Emprego, Célio Kill; e Francine de Souza, da agência de emprego Opção Certa.  Todos os participantes receberam um certificado.

EXEMPLO

O autônomo Rinaldo de Lima, 36 anos, estava na cerimônia de encerramento da 6ª turma do Time do Emprego. Ele participou da 2ª turma do Programa, finalizada em julho deste ano. Atualmente, Rinaldo trabalha na área de operação de logística e vendas. Ele afirma que o Time do Emprego o ajudou a se recolocar no mercado de trabalho. “Em tempos difíceis o Time do Emprego me ajudou muito. Os trabalhos desenvolvidos no curso são importantíssimos para dar uma ‘injeção de ânimo’. Saí do curso percebendo que eu não estava sozinho e que sim, eu era e sou capaz de conseguir um emprego”.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho divulgará em breve o período de inscrições para uma próxima turma do Time do Emprego.