Publicado em 18 de agosto de 2017 às 15:03
O grupo de coreografia de Araçatuba que participa da 21ª edição do Jori (Jogos Regionais do Idoso) conquistou, nesta quinta-feira (17), o terceiro lugar na modalidade. A disputa ocorreu no ginásio do Complexo Esportivo Mário Covas, em Votuporanga, cidade-sede dos jogos em 2017. Os atletas concorreram com outros 34 municípios e levaram o troféu de bronze.
As apresentações de coreografia ocorreram após a cerimônia de abertura do Jori. A solenidade contou com a presença da vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor; da primeira-dama Deomerce Damasceno; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Assunta Curti; do secretário de Esporte, Lazer e Recreação, Sergio Tumelero; além de prefeitos e autoridades de outros municípios participantes. Também estiveram presentes a presidente do Fussesp – Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, o deputado estadual Itamar Borges, o prefeito de Votuporanga, João Dado, e demais autoridades da cidade-sede dos jogos.
Durante o primeiro dia de competições, a delegação de atletas de Araçatuba participou de outras modalidades. Além de coreografia, os atletas do tênis de mesa masculino venceram Jales por 2×0. Já no tênis de mesa feminino, a equipe de Araçatuba perdeu de 2×0 contra Votuporanga. No voleibol masculino grupo A, Araçatuba foi derrotada por Guararapes por 2×0, e no grupo B, venceu de Mirassol por 2×0.
Na competição de malha – esporte que consiste no lançamento de discos de metal em direção a um pino, com a intenção de derrubá-lo -, Araçatuba venceu contra a equipe de Onda Verde por 32 pontos a 20.
O Jori é uma competição voltada para atletas com idade acima de 60 anos e conta com a participação de 84 municípios, das regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba. O evento é promovido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e a Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude. Em Araçatuba, os atletas são apoiados pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação (SMELR), Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e Fundo Social de Solidariedade (FSS). Todos eles recebem transporte e uniformes apropriados para as competições.
A delegação araçatubense é composta por 103 atletas e 16 dirigentes, entre coordenadores, treinadores e monitores, totalizando 119 integrantes. Eles competirão em 14 modalidades esportivas: atletismo, bocha, buraco, coreografia, dama, dominó, dança de salão, malha, natação, tênis de campo, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez. As competições do Jori ocorrem até o dia 20 de agosto.