Publicado em 21 de agosto de 2017 às 18:33

O curso profissionalizante de pintor de obras promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT) já apresenta resultados positivos. Dos 25 alunos que iniciaram o curso em 7 de agosto, 24 estão em atividade e desenvolveram boa parte da revitalização da pintura interna e externa do prédio sede da SMDERT.

Este curso é desenvolvido através do Programa Via Rápida Emprego, criado pelo governador Geraldo Alckmin em 2011 e conduzido hoje, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França. O programa oferece cursos gratuitos e auxílio financeiro para a qualificação profissional, de acordo com as demandas regionais.

Os alunos vem recebendo aulas teóricas e práticas e estarão capacitados para analisar e preparar superfícies internas e externas de edificações a serem pintadas e calcular quantidades de materiais e equipamentos a serem utilizados, entre outras técnicas. Todos os treinamentos serão realizados na sede da SMDERT.

 “O objetivo da SMDERT é formar um banco de dados com pessoas qualificadas e preparadas para os desafios do mercado de trabalho”, esclarece o secretário Erik Carneiro. A formatura desta turma está prevista para 1º de setembro. 

Objetivos do Via Rápida Emprego 

Promover o aumento de competitividade da economia paulista mediante a qualificação e formação profissional dos trabalhadores residentes no Estado de São Paulo;

Preparar a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho; 

Habilitá-los ao exercício dos seus direitos à cidadania; Aumentar a probabilidade de obtenção de trabalho e de geração ou elevação de renda, reduzindo os níveis de desemprego e subemprego; 

Contribuir para o desenvolvimento local e regional; Auxiliar no desenvolvimento das capacidades de comunicação, de elaboração crítica, de raciocínio lógico, de iniciativa para a resolução de problemas, de organização do próprio trabalho, entre outras; 

Oferecer qualificação profissional em conformidade com os saberes exigidos por postos de trabalho, profissões ou trabalhos em uma ou mais áreas. 

 Público-alvo 

Podem participar do Programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. É dada prioridade aos candidatos: que estejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares.