Publicado em 03 de novembro de 2022 às 16:05

A Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com o programa Pontos MIS, realiza na próxima terça-feira (8), a oficina Cinema x Teatro – Paralelos entre as linguagens e suas implicações no trabalho do ator. O curso acontece no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge, das 18h30 às 22h30, com mediação da atriz, diretora e pesquisadora Vanise Carneiro.

As inscrições devem ser realizadas através do e-mail aracatubabibmun@gmail.com com o assunto inscrição oficina. Os interessados precisam informar o nome completo, idade e telefone.

A oficina é gratuita e conta com emissão de certificado. O objetivo é  traçar paralelos entre as duas linguagens, cinema e teatro, destacando de que forma suas particularidades interferem diretamente no trabalho do ator. Partindo da análise do corpo e imagem, serão abordadas questões técnicas e estéticas, diferenças e semelhanças e a maneira como se dá a comunicação na relação entre ator e câmera e ator e espectador.

Atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco e pesquisadora em cinema, Vanise Carneiro cursou Bacharelado em Artes Cênicas pela UFRGS. Atuou em diversos espetáculos teatrais, curtas, longas-metragens e minisséries para TV.  Por sua atuação em cinema e teatro recebeu diversos prêmios, entre eles o prêmio Açorianos e o prêmio José Lewgoy de Melhor Atriz. Nos últimos anos vêm ministrando oficinas de atuação e desenvolvendo o trabalho de preparação de elenco, com atores e não atores, para cinema.

Pontos Mis

O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural que atua em todo o estado de São Paulo. Mensalmente, a ação disponibiliza atrações culturais para as cidades parceiras realizarem presencialmente em seus respectivos espaços, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.

Cinema x Teatro – Paralelos entre as linguagens e suas implicações no trabalho do ator

Oficineira: Vanise Carneiro

Carga Horária: 4 horas

Classificação etária: 14 anos

Vagas: 50