Publicado em 30 de agosto de 2017 às 15:10

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) está em processo de mudança. O atendimento que era feito na Av. dos Estados, passou a funcionar nesta terça-feira (29), provisoriamente, na rua José Pedro dos Santos, nº 385, das 8h às 17h.

Segundo a secretária da Assistência Social, Maria Cristina Domingues, um dos principais motivos, além de trazer melhorias no atendimento, é também uma economia de quase R$ 4 mil de aluguel. “Como estamos sempre em contenção de despesas, optamos em buscar por uma casa com um preço mais acessível e podemos economizar para investir em outro momento”, justificou a secretária.

O prefeito Dilador Borges assinou, em março deste ano, a ordem de serviço para construção do novo prédio do Creas, à rua Junqueira Freire, 350, no bairro Santana. A decisão segue licitação realizada em 2016, em contrato firmado com a empresa KRF Engenharia.

Serviços ofertados

A unidade deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como abordagem social e serviço para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias. É unidade de oferta ainda do serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no Creas também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

Público Atendido


São público atendido pelo Creas as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.