INFORMAÇÕES OFICIAIS
Araçatuba manterá imunização de adolescentes de 12 a 17 anos

Seguindo as recomendações do governo de São Paulo, a Secretaria de Saúde de Araçatuba informou nesta quinta-feira (16), que manterá a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos contra a covid-19.

A vacinação do público em São Paulo começou em 18 de agosto. Já foram imunizadas cerca de 2,4 milhões de pessoas nessa faixa etária, ou seja, 72%. Para esse grupo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou apenas a aplicação do imunizante da Pfizer/BioNTech

Em nota técnica publicada ontem (15), o Ministério da Saúde recomenda a vacinação apenas para pessoas desse grupo que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

“A medida cria insegurança e causa apreensão em milhões de adolescentes e famílias que esperam ver os seus filhos imunizados, além de professores que convivem com eles”, diz a nota do governo paulista.

Ainda segundo o governo estadual, “três a cada dez adolescentes que morreram com covid-19 não tinham comorbidades em São Paulo”. Aponta também que esse público responde por 6,5% dos casos no estado e, assim como os adultos, “está em fase de retomada do cotidiano, com retorno às aulas e atividades socioculturais”.

Eventos adversos

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que uma série de motivos pesaram para que a pasta resolvesse revisar a recomendação e suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidades.

Segundo Queiroga, foram identificados 1,5 mil eventos adversos em adolescentes imunizados. Todos eles foram de grau leve. Foi notificado um caso de morte de um jovem em São Paulo, mas o episódio ainda está sendo investigado para avaliar se a causa foi o imunizante.

Com informações da Agência Brasil, Governo de São Paulo e Prefeitura de Araçatuba 

ENDEREÇO
Rua Coelho Neto, 73 Vila São Paulo
TELEFONE
(18) 3607-6500
E-MAIL
ouvidoria.saude@aracatuba.sp.gov.br
REDES SOCIAIS