Publicado em 06 de junho de 2018 às 08:50

Foi aberta na manhã de segunda-feira (4), na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), a Semana Municipal do Meio Ambiente de Araçatuba, que vai de 4 a 9 de junho, realizada pela SMMAS em parceria com a Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba), incluindo parcerias com instituições e entidades.

Além da abertura da Semana, foi anunciado o novo uso da tulha da SMMAS para educação ambiental formal e não formal, decisão a atender requisitos do Programa Município VerdeAzul. O evento contou com as apresentações da Orquestra Municipal Bruno Zago do “Vem Vindo Histórias”, com as atrizes e contadoras de histórias Tânia Katuapó Antunes e Amanda Stuck, da qual participaram alunos do quinto ano da Emeb Profa Francisca de Arruda Fernandes

Pronunciaram-se o Prefeito Dilador Borges, os secretários municipais Petrônio Pereira Lima (SMMAS) e Tieza Lemos Marques (Cultira e Turismo), a supervisora de comunicação da Samar, Daiana Félix, e o presidente do Conselho Curador da FEA (Fundação Educacional de Araçatuba), Celso Mendes Gardinal. Presenciaram o evento servidores municipais, munícipes interessados e representantes do Tiro de Guerra 02-010, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia ambiental.

As atividades acontecerão de 4 a 9 de junho e envolverão plantio de árvores, pitstops, inauguração de um ecoponto no bairro Claudionor Cinti, palestras, minicurso, atividades de educação ambiental, oficina de horta vertical e apresentações musicais e culturais, somando mais de 20 ações. A semana será encerrada com a 2ª edição da Expedição Baguaçu e Mutirão de Limpeza do Parque Baguaçu e com panfletagem sobre coleta seletiva, ambas atividades a partir das 8h30.

Mais Abrace O Verde

Após o enceramento da abertura, o prefeito Dilador Borges assinou novas cinco adoções de espaços dentro do Programa Abrace o Verde, que visa a parceria no cuidado de praças, canteiros de avenidas e rotatórias, com empresas, entidades, grupos e pessoas que poderão usar o local para divulgação de suas marcas, empresas, produtos e serviços, em troca da manutenção.

Os munícipes Julio Nobuyoshi Sakamoto, Julio Penteado Sakamoto e Cynthia Sakamoto adotaram a praça João Martine Matheus, na Vila Santo Antônio;

A Associação Engenheiros e Arquitetos Alta Noroeste (AEAN), representada por Gisele Sartori Bracale, adotou dois canteiros centrais da avenida Antonio Pavan, entre a avenida Maestro Zico Seabra e a rua Martin Luther King;

Maria Helena Soares da Silva adotou a praça Álvaro de Carvalho de Santana, no bairro São José;

O Clube da Árvore, representado no evento por Leonardo José Potje, adotou canteiro central da avenida Brasília, entre as ruas Capistrano de Abreu e Edgar jardim Bastos;

A Fundação Educacional Araçatuba (FEA), representada por Celso Mendes Gardinal, adotou a praça São Benedito, no bairro Santana.

O presidente da FEA (Fundação Educacional Araçatuba), Celso Mendes Gardinal, explicou que a parceria da entidade com a Prefeitura vai muito além do projeto Abrace o Verde, cujo objetivo principal é a adoção e manutenção de um espaço.

A praça São Benedito fica a 100 metros da faculdade. O bairro é bem populoso e a diretoria e conselheiros da Fundação declaram querer tornar a praça um espaço que a população volte a utilizar para eventos e encontros.

Além da revitalização e manutenção, a FEA promete montar um grande painel cultural com a participação de estudantes, não só da faculdade, mas que crianças e adolescentes também participem. Em seguida a Fundação pretende estimular o uso do espaço para atividades educacionais e culturais, envolvendo também a sociedade e fazendo da praça uma nova referência para o bairro.

Gardinal, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, destacou a importância deste tipo de parceria e parabenizou a administração municipal pelas ações desenvolvidas no setor ambiental, que vão muito além das atividades realizadas ao longo desta semana.