Publicado em 15 de março de 2019 às 18:02

Na manhã de quinta-feira (14), o Clube da Árvore de Araçatuba inaugurou, em sua sede na rua Dona Amélia, 574, a “Sala Verde”, com presença de autoridades e representantes de escolas e empresas.

Segundo Leonardo Potje, presidente do Clube da árvore de Araçatuba, o novo espaço receberá os alunos para aulas, O projeto é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, junto a Secretaria de Educação Ambiental do Ministério, que enviaram todo o material didático, livros e DVDs com temas sobre meio ambiente. Os voluntários ajudaram na construção do móveis e pintura interna da ONG, bem como no desenvolvimento dos materiais que serão utilizados nas dinâmicas com os alunos.

Presenciaram a inauguração o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, a vice-prefeita Edna Flor, o vereador Alceu Batista e representantes das vereadoras Beatriz Nogueira e Tieza Lemos Marques, presidente da Câmara; representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araçatuba, o assessor executivo Lucas Proto e o chefe de gabinete Marcelo Oliveira; os bombeiros J Miguel, Navarro e Oliveira, representando o 20º GB de Araçatuba; a coordenadora pedagógica da Etec Araçatuba, Viviane Bis, e o representante da empresa Costa Urbanizadora, Natalício Jr, parceira da SMAS como doadora de árvores. Viviane Bis, da Etec, anuncia que está previsto para o segundo semestre de 2019 o curso de Técnico em Meio Ambiente, com duração de um ano e meio.

“São exemplos como esse, de dedicação à formação de consciência integrada, de conexão pela vida e preservação, que vão moldar nosso futuro com menos maldade e calamidades, com mais amor e respeito ao próximo e ao mundo que compartilhamos, considerou o prefeito Dilador Borges.

Celebração

Leonardo Potje destaca que o espaço da Sala Verde é público, pois foi doado pela prefeitura em 21 de setembro de 2018. “Recebemos em tão pouco tempo três visitas do prefeito em nossa sede, que assinou o compromisso dos termos ambientais conosco. Planejamos, junto à SMAS, que as escolas que vêm visitar o Parque da Fazenda também venham até o Clube da Árvore e vice-versa. Esse contato com os programas, como o do Bombeiro Mirim, que visitaram nossa sede, precisa continuar. Faz parte da disciplina falarmos das questões ambientais, tanto a escolas da rede municipal como a igrejas, agentes ambientais, como das associações de catadores de recicláveis. Esse primeiro contato com as autoridades é para apresentar a Sala Verde e sensibilizar com a nossa dinâmica e toda essa área verde que nos é disponível”.

O bombeiro J Miguel parafraseou o Papa Francisco. “O rio não bebe da sua água e a arvore não come de seu fruto, mas servem à vegetação, aos animais e à humanidade. E vocês são voluntários, fazem com a alma, nos fornecem essa promoção de vida saudável. Que bom é ter vocês na cidade”.

Dr Alceu, vereador defensor do programa, ressaltou a importância do espaço em Araçatuba. “Acompanho desde o começo, quando tudo era detonado, e levamos a necessidade ao prefeito. Acho importante a educação ambiental e gostaria de parabenizar vocês por essa garra e esse empenho”.

Marcelo Oliveira, da SMAS participa do Clube da Árvore desde 2009, quando ainda não tinham sede. “Hoje temos sede, um trabalho fundamentado, um número legal de voluntários e isso mostra que Araçatuba tem pessoas interessadas no meio ambiente, em cuidar daquilo que é de todos, e vcs têm que disseminar isso, o valor do trabalho de vocês, da sensibilização para as questões ambientais, Hoje, essa Sala Verde enriquece ainda mias esse trabalho, sendo mais uma ferramenta para atingirmos os nossos fins, ainda mais com um grupo que nos enche de esperança, que são as crianças”.

Edna Flor remete à elaboração do plano de governo e fala de mais um compromisso cumprido. “Conversávamos com o pessoal do Clube da Árvore, viemos aqui assinar o compromisso e agora acompanhamos essa realização. Agradeço ao clube, à parceria da câmara, dos vereadores Dr Alceu, Beatriz e Tieza, corpo de bombeiros, por todo esse trabalho pela preservação da vida, os servidores das varias secretarias, os parceiros das entidades e da iniciativa privada. E, agora, que conhecemos a Sala Verde e o empenho do Clube da Arvore, nos comprometemos a buscar viabilizar e agilizar a parceria com a secretaria da Educação, bem como podemos estar somando com essa iniciativa. Que consigamos plantar novas sementes, sobretudo sementes de paz na nossa sociedade”.

Dilador reforça a declaração da vice. “Essa palavra, compromisso, é algo que não se vai com o vento. Temos a responsabilidade de trabalhar até conseguirmos ou até esgotarem-se todas as possibilidades. Este é um momento de alegria e parabenizo a todos vocês. A natureza é o mundo da pureza, onde podemos transformar as pessoas junto ao meio ambiente, e esse trabalho de formação é muito importante: se a arvore não for cuidada, ela tomba, adoece, invade, fere ao seu entorno e a si mesma. Assim é com a gente. Quando erramos, a natureza nos traz um sacrifício, como é esse luto que hoje vivemos pela tragédia em Suzano, as enchentes, os rompimentos de barragens. Parabenizo a vocês, ao legislativo representado, às parcerias a que damos muito valor, pois nos apoiamos no princípio da participação, na movimentação da sociedade, contando com o apoio da secretaria do Meio Ambiente, dos bombeiros, da Etec em nome de todas as escolas. É a continuidade do compromisso do nosso governo”, finalizou o Prefeito.