Publicado em 25 de maio de 2022 às 17:06

O Laboratório de Criação e Formação em Arte e Cultura realiza gratuitamente a partir desta semana uma série de atividades formativas online; as inscrições estão abertas

Tem início nesta quinta-feira (26) a primeira atividade do Ciclo Cultura e Sociedade, realizado pela plataforma Lab Criação – Laboratório de Criação e Formação em Arte e Cultura. O webinário ‘Políticas Públicas de Cultura’, que começa às 19h, debaterá a conjuntura nacional a partir do âmbito cultural e partilhará análises sobre os desafios e possibilidades para o setor e as políticas públicas de cultura na contemporaneidade. Para participar de toda a programação, basta se inscrever gratuitamente pelo portal www.labcriacao.com.

A mestra em Cultura e Territorialidades Ana Clarissa Fernandes e a doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas Gisele Marchiori Nussbaumer conduzem o webinário, que será mediado pela jornalista Jaqueline Fernandes, especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça e mestranda em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas.

Durante este “encontro virtual”, com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do LAB Criação, as participantes dialogarão sobre a diversidade de produções culturais nos múltiplos territórios do país e as desigualdades que permeiam o setor cultural. Uma das abordagens será a dificuldade de acesso de artistas populares às políticas culturais por meio dos editais e leis de incentivo, e quais os possíveis caminhos para a inclusão de diversos atores na vida cultural, não apenas enquanto público, mas também como produtores de cultura.

A importância dos fundos públicos e políticas de fomento às ações culturais para o enfrentamento da crise e a sustentabilidade do setor cultural, o papel das iniciativas de pesquisa, levantamento e produção de indicadores para o desenvolvimento de políticas públicas condizentes com as necessidades concretas da população também entrarão na pauta do webinário.

Sobre as participantes

Ana Clarissa Fernandes é produtora cultural e mestra em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é consultora em gestão pública de cultura e produtora de conteúdo em @municipagestaocultural. Foi responsável pela área técnica de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM), de 2016 a 2021, tendo desempenhado papel estratégico no processo de elaboração, articulação e implementação da Lei Aldir Blanc. Além disso, trabalhou na Secretaria Municipal das Culturas de Niterói/RJ, atuou como produtora cultural e desenvolveu pesquisas no campo da gestão e da política cultural.

Gisele Nussbaumer dedica-se a estudos e projetos na área de cultura, com ênfase em políticas culturais, gestão, práticas e públicos da cultura. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo/USP e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia/UFBA. Professora associada da Faculdade de Comunicação/FACOM e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/PÓS-CULTURA da UFBA. Membro do Observatório de Políticas e Gestão Culturais e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura/CULT do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências/IHAC da UFBA. Coordenadora e líder do grupo de pesquisa Coletivo Gestão Cultural. Foi Diretora Geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia/FUNCEB de 2007 a 2010.

 

Jaqueline Fernandes é presidente do Instituto Afrolatinas. Jornalista, pesquisadora em políticas afirmativas na cultura, gestora cultural há mais de vinte anos. Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, mestranda em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas. Fundadora e coordenadora geral do Festival Latinidades – maior festival de mulheres negras da América Latina. Foi finalista Prêmio Claudia de Cultura em 2014, recebeu o Prêmio Ideias Criativas para o 20 de novembro em 2010 e em 2013 e o Prêmio Culturas Afro-brasileiras 2014. Em 2019, o Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos.  De 2015 a 2018 foi Subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, na Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

SOBRE O LAB CRIAÇÃO 

O LAB Criação é uma plataforma virtual que reúne conhecimentos voltados à formação cultural, à criação e ao desenvolvimento de pesquisas e projetos socioculturais. O Ciclo Cultura e Sociedade promove a pesquisa e produção cultural, compartilhando conhecimentos de artistas, educadoras(es), gestoras(es) e produtoras(es) que pesquisam e trabalham com artes cênicas, cultura e sociedade, por meio de uma série de atividades formativas online, como webinários, videoaulas, e-book, além de orientação de projetos culturais, que acontecem até o mês de julho deste ano. A participação é gratuita.

Além dos dois webinários (o de abertura, nesta quinta-feira, e o de encerramento, dia 14 de junho), o ciclo está dividido em três módulos com 10 videoaulas expositivas e um material educativo de apoio ao processo de aprendizagem (e-book). E quem se interessar em aprofundar os conhecimentos para o desenvolvimento de um projeto sociocultural, pode se candidatar para as mentorias, que serão encontros online de orientação de projetos conduzidos por educadoras com experiência na área.

O Ciclo é realizado com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa WestRock, empresa produtora de soluções e embalagens sustentáveis de papelão ondulado, apoio da Prefeitura de Araçatuba/SP e da Prefeitura de Blumenau/SC, realização da Bendita Prosa, Girassol Incentiva, Simpoiese Projetos Culturais, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal.

“As atividades culturais são fundamentais para a construção de uma sociedade igualitária, próspera e com oportunidades e desenvolvimento para todas as pessoas. A WestRock apoia o Lab Criação porque entende a importância de investir em ações com potencial de transformar as comunidades onde atua”, reforça Cynthia Wolgien, Diretora de Sustentabilidade e Comunicação da WestRock Brasil.

 

Sobre a WestRock

A WestRock é parceira de seus clientes para fornecer soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens que impulsionem seus negócios. São 50.000 funcionários que apoiam os clientes ao redor do mundo em mais de 320 operações e escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Saiba mais em www.westrock.com.br

Ciclo Cultura e Sociedade

PROGRAMAÇÃO

26/05 – Webinário de abertura

Horário: às 19h, ao vivo

Onde acompanhar: www.youtube.com/labcriacao

Tema: Políticas públicas de cultura

Participantes, Ana Clarissa Fernandes, Gisele Marchiori Nussbaumer e Jaqueline Fernandes

A partir de 30/5 – Disponibilização das videoaulas e e-book

(Acompanhamento na plataforma www.labcriacao.com, apenas para inscritos)

  • Módulo I – Cultura e Democracia
  1. Cultura e participação social, com Maria Carolina Vasconcelos
  2. Economia da cultura e solidariedade, com Luana Vilutis
  3. Pesquisas e informações culturais, com Ana Paula do Val
  • Módulo II – Corpo, Arte e Política
  1. Artes e vida pública, com Vanéssia Gomes Santos
  2. Teatro documentário, com Aline Ferraz e Marcelo Soler
  3. Escrita e dramaturgia negra, com Cristiane Sobral
  4. Escrita e dramaturgia pós-gênero, com Maria Léo Araruna
  5. Acessibilidade em cena, com Bruno Ramos
  • Módulo III – Gestão cultural
  1. Projetos socioculturais, com Viviane Pinto
  2. Fomento a projetos socioculturais, com Chimeni Maia

14/06 – Webinário de encerramento

Horário: às 19h, ao vivo

Onde acompanhar: www.youtube.com/labcriacao

Tema: Cultura, teatro e sociedade

Com Maria Elisa Cevasco e José Fernando Peixoto de Azevedo

13 de junho a 15 de julho – Mentorias

Aula aberta – tira dúvidas sobre elaboração de projetos

Encontros de orientação de projetos culturais

Com Chimeni Maia, Luana Devechiati, Tania Capel e Viviane Pinto

Saiba mais:

www.labcriacao.com

Instagram: @lab_criacao_

Facebook: https://www.facebook.com/labcriacao