Publicado em 12 de abril de 2017 às 13:36

Além da limpeza que já está ocorrendo desde o último dia 23, nos dois cemitérios públicos da cidade, a Prefeitura de Araçatuba está investindo na reforma da estrutura do Cemitério Municipal da Saudade.

Entre as melhorias já concretizadas, estão os reparos de desníveis nas ‘ruas’ ao redor dos túmulos, além de pedras que estavam soltas no solo. Tocos de árvores foram removidos e vasos quebrados que poderiam acumular água foram consertados. Também foram reestruturados os dois bebedouros disponíveis ao público, que antes estavam com muita sujeira acumulada e sem pintura. Um tanque com água potável foi novamente disponibilizado aos visitantes, já que sua estrutura estava comprometida.

Em sequência à recuperação da estrutura do cemitério, a administração planeja reformar a Capela Municipal, atualmente interditada por motivos de segurança, além de restaurar uma cozinha, planejada para uso dos funcionários, atualmente instalada onde antes funcionava o setor de necrotério.

A administração afirma que um dos motivos que mais atrapalham a limpeza das ‘ruas’ é a presença de limpadores de túmulos. De acordo com as informações divulgadas, pessoas comuns são contratadas para fazer a limpeza de sepulturas, e frequentemente despejam a sujeira nos túmulos ao redor.

A limpeza na parte interna está sendo feita por equipes da empresa Monte Azul Ambiental, que em contrato com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), faz a retirada de galhos de árvores que acumularam com as chuvas dos últimos dias. As equipes da SMOSP realizam o asseio pelo lado de fora do cemitério.