Publicado em 17 de maio de 2019 às 18:18

Na manhã desta sexta-feira (17), ocorreu na Câmara Municipal de Araçatuba uma solenidade em comemoração à Semana da Luta Antimanicomial. O evento, realizado pelo Centro Especializado em Atenção Psicossocial (Ceaps), contou com a presença da vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor, e também de profissionais da saúde e o público em geral.

Durante a comemoração, houve uma mesa redonda com o tema “A Luta Continua”, com objetivo de combater a ideia baseada em preconceitos que acercam a doença mental e a ideia de que se deve isolar a pessoa da sociedade.

De acordo com a chefe da divisão de Saúde Mental, Alessandra Pedroso, a luta antimanicomial é um assunto que deve sempre estar em pauta e o evento é fundamental para reforçar a psicoação dos profissionais e serviços aos portadores de transtorno mental. “É muito importante reforçar as diretrizes da lei, que falam sobre a reforma psiquiátrica, principalmente agora que estamos vivendo um momento de retrocesso na saúde mental, com a reabertura de hospitais psiquiátricos e a falta de incentivo financeiro para as atividades terapêuticas.”, pontuou.