Publicado em 14 de outubro de 2018 às 00:40

Na noite de quinta-feira (11), a Câmara Municipal de Araçatuba realizou sessão solene de entrega do Título de Cidadão Araçatubense ao Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, pelos relevantes serviços prestados ao município. Na mesma oportunidade, prefeito Dilador Borges entregou decreto que declara o homenageado Hóspede Oficial do Município e uma bandeira de Araçatuba.

O título de cidadania foi proposto pelo vereador Almir Fernandes Lima, por meio de projeto de decreto legislativo aprovado na primeira sessão legislativa extraordinária deste ano, realizada em 2 de julho. Já o decreto nº 20.334, de Hóspede Oficial, é de 10 de outubro, a declarar honraria na mesma data da solenidade, 11 de outubro de 2018.

O prefeito Dilador Borges e a vice-prefeita Edna Flor integraram a mesa diretora da solenidade junto aos vereadores Rivael Papinha, presidenta da Câmara de Araçatuba, e Almir Fernandes Lima, autor da propositura da homenagem;  o Tenente Coronel PM Manuel Guimarães, representando o comandante do CPI 10 – Comando do Policiamento do Interior 10, Paulo Motooka; o 1º Tenente da Marinha, natural de Araçatuba, Edwaldo Costa; o prefeito de Mineiros do Tietê-SP, José Carlos Vendramini, e o homenageado da noite, o Major Brigadeiro Damasceno.

Tanto Dilador Borges como Edna Flor, em seus discursos de agradecimento e reverência ao homenageado, relembraram o histórico de dedicação ao processo que culminou com a liberação da ampliação do Aterro Sanitário Municipal, citando o envolvimento de moradores, produtores rurais e frentes representativas que se manifestaram contrários à implantação de um CGR – Centro de Gerenciamento de Resíduos na região da Água Limpa, entre os municípios de Araçatuba e Guararapes. “Não seria justo deixar de mencionar o engajamento das associações da Agua Limpa e do Córrego da Divisa, e de todos que lutaram para salvar aquela área, tão viva e tão produtiva, do impacto ambiental e social que sofreria com a instalação do CGR. Hoje como desdobramento dessa conquista e para celebrar o resultado desta importante ajuda (do homenageado), relato a importância social que a ampliação do aterro significou: são ao todo 25 famílias que trabalham e tiram seus sustentos da reciclagem de materiais coletados com as novas políticas públicas de saneamento desta administração e com a infraestrutura e gerencia que essa ampliação proporcionou”, detalhou a vice prefeita.

Na mesma linha, Dilador somou elogios à luta das associações como uma de suas causas de campanha e ao histórico de suas ações políticas contra o vencido CGR e a conquista da almpiação do aterro existente. “Somos gratos à paciência e solicitude com que fomos recebidos pelo Brigadeiro e sua equipe, que tiveram a sensibilidade para entender nossa proposta de melhorar o uso do aterro já existente, da gestão responsável de área já impactada e a importância disso para o meio ambiente, solo e corpos d´agua, bem como ao respeito à gestão do espaço aéreo nas proximidades do aeroporto. Além disso, a mudança dos parâmetros de políticas sobre medidas de uso das áreas beneficiou outros municípios que também encontravam-se com questões semelhantes”.

O prefeito de Araçatuba ainda falou em segurança econômica sobre a relação entre ampliação do aterro e a não-criação do CGR. “Esta permissão resulta em algo que vai significar economia equivalente a aproximados R$10 milhões por ano, que seria o custo com logística de transbordo de lixo a 200 km. Comparado à luta dos municípios por emendas parlamentares junto às alçadas estaduais e federais, a Aeronáutica, através dessa imensa ajuda do Brigadeiro, fez uma benfeitoria equivalente a um investimento jamais registrado em nossas economias”.

Ao final da solenidade, houve entrega de presentes à esposa do homenageado, Thais França Budó, por parte da primeira dama araçatubense Deomerce Damasceno e da esposa do vereador Dr Almir, proponente da homenagem, Sandra Sillos. o Major Brigadeiro, após seu discurso, também presenteou o vereador Dr Almir, o prefeito Dilador Borges e o presidente da Câmara, Rivael Papinha, com miniaturas metálicas artesanais de aviões e um escudo à Câmara Municipal.

Nascido em Canoas (RS) em 22 de agosto de 1959, Damasceno fez carreira na Força Aérea Brasileira, tendo ingressado em 1976 e atualmente ocupa o cargo de chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (Gabaer). É detentor de 25 condecorações entre ordens e medalhas, tem experiência de 6.000 horas vôo e em dez tipos de aeronaves.

Segundo esclarecimentos do prefeito Dilador Borges e do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araçatuba, Petrônio Pereira Lima, a homenagem ao Brigadeiro é de gratidão por orientações relativas ao uso da ICA – Instrução do Comando da Aeronáutica, em 2017, por ocasião da ampliação do aterro sanitário de Araçatuba. “Ele entendeu que nossa solicitação se tratava de uma ampliação de estrutura já existente e não de um novo aterro. Por isso é a gratidão da população de Araçatuba. O Título de Cidadão Araçatubense é a maior honraria que o município pode dar a quem lhe tenha prestado relevantes serviços”, explica Lima.