Publicado em 22 de agosto de 2018 às 17:10

Inaugurado há quase dois meses, o Caema (Centro de Apoio Educacional Especializado e Multidisciplinar) de Araçatuba tem apresentado resultados positivos.

Vinculado às secretarias municipais de Educação, de Saúde e de Assistência Social, o serviço tem foco no atendimento de alunos da rede municipal que apresentam deficiência intelectual, visual, auditiva, transtornos de desenvolvimento e dificuldade de aprendizagem, bem como crianças com transtornos mentais ou com altas habilidades.

Partindo de equipe de estudos multidisciplinar, ou análise da equipe junto a gestores das unidades escolares, o caso de cada criança é analisado e, então, é feito o encaminhamento para o tipo de atendimento adequado.

Com esse processo integrado, desde sua inauguração, o Caema já concluiu o estudo de caso de 16 crianças, fez o encaminhamento de 83 crianças nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia e Pedagogia e 15 crianças foram encaminhadas para atendimento em instituições parceiras como os CER (Centro Especializado de Reabilitação) II e III, CAPS i (Centro de Atenção Psicossocial Infantil), entre outras.

“O Caema está fazendo a diferença na vida de muitas famílias que se viam angustiadas pelas dificuldades de aprendizagem de seus filhos”, disse a secretária municipal de Educação, Silvana de Sousa e Souza.

Na próxima semana, será iniciado o trabalho com os familiares e alunos que apresentam precocidade com indícios de superdotação, num total de 11 diagnosticados na rede, visando estimular não só o desenvolvimento dos alunos com dificuldades, como também oferecer oportunidades aos que se encontram acima das expectativas.

O Caema oferece atendimento para crianças de 0 a 11 anos, com psicólogos, fonoaudiólogos e pedagogos. Está localizado na rua Bandeirantes, 587, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.