Publicado em 15 de julho de 2022 às 16:23

O Programa Bolsa Trabalho, do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Araçatuba, recebeu, esta semana, mais 400 pessoas inscritas para atividades de trabalho em órgãos públicos municipais e estaduais da cidade. A remuneração é de R$ 540 mensais, com carga horária de 4 horas diárias, cinco dias por semana, e o benefício será pago por até cinco meses consecutivos.

Em 2022, as vagas deste programa estadual de promoção da retomada de emprego foram ampliadas significativamente para Araçatuba. Ao todo serão 460 pessoas beneficiadas com trabalho, renda e curso de capacitação, pois foram abertas mais 60 inscrições para suprir vagas constatadas. Nos anos anteriores, a média chegou a 120 inscrições por semestre.

Além da bolsa, os participantes receberão um curso de qualificação profissional, com duração de 80 horas, durante o horário de trabalho. Poderão escolher um entre estas seis opções de cursos profissionalizantes virtuais da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo): Auxiliar de Controle de Produção e Estoque, Gestão Administrativa, Gestão de Pessoas, Organização de Eventos, Rotinas e Serviços Administrativos, e Secretariado e Recepção.

A recepção dos 400 novos bolsistas aconteceu em dois dias, no Teatro Municipal Castro Alves, com duas turmas de 200 pessoas, dada a limitação de espaço e assentos no local. Representaram a Prefeitura de Araçatuba a vice-prefeita Edna Flor, na quinta-feira (1), e o prefeito Dilador Borges, na sexta-feira (15), junto aos representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, a diretora de Relações do Trabalho, Nalva de Oliveira; o chefe de gabinete, Flávio Lamonica; o diretor de Industria e Comércio, Marcelo Chiela e o assessor executivo Antônio Seabra.

Para integrar o Bolsa Trabalho, os inscritos tiveram a exigência de serem maiores de idade, com renda familiar de até R$606 por pessoa (equivalente a meio salário mínimo) e que residam na cidade há no mínimo dois anos. A prioridade foi dada para mulheres arrimos de família e para demais pessoas com maior tempo de desemprego.

A seleção e a convocação foram feitas por meio de publicação no Diário Oficial e os selecionados começam a trabalhar no mês de julho.

A iniciativa do Governo de São Paulo, em parceria com municípios cadastrados no programa, tem objetivo de promover a retomada de emprego, qualificação profissional e renda aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social residentes no Estado de São Paulo.

O Bolsa Trabalho, que é parte do Programa Bolsa do Povo, teve apoio da Prefeitura de Araçatuba por meio do Balcão de Empregos, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, localizado na Avenida Waldemar Alves, 50 (antes do Assaí Atacadista).

Para próximas inscrições, pode-se obter mais informações pelo telefone (11) 98714-2645 ou 0800 7979 800, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.