Publicado em 22 de novembro de 2022 às 15:47

A prefeitura de Araçatuba editou nesta terça-feira (22), novo decreto recomendando o uso de máscara de proteção facial nos ambientes fechados, sejam eles públicos ou privados.

A decisão foi tomada após uma reunião da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, que considerou a nota técnica n. 16/2022-CGGRIPE/DEIDT/SVS/MS que alerta quanto ao aumento de casos e óbitos por Covid-19, além da circulação da sublinhagem BQ.1 no Brasil e na cidade.

O decreto nº 22.554, de 22 de novembro de 2022, que será publicado amanhã no D.O do município, recomenda que toda a população do município utilize máscara de proteção facial (cobrindo boca e nariz), principalmente pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades).

A recomendação se estende para uso de máscara em ambientes fechados, tais como: supermercados, shoppings, estabelecimentos de ensino em geral, empresas e demais estabelecimentos onde existe concentração de pessoas e transportes públicos.

A diretora da vigilância epidemiológica, Priscila Cestaro, destaca também a importância de manter as boas práticas de higiene “A população além de utilizar a máscara, deve manter a higienização frequente das mãos com água e sabão e retomar o uso do álcool a 70%”.

É importante ressaltar que o uso de máscaras de proteção facial em locais destinados à prestação de serviços de saúde continua sendo obrigatório, como Pronto Socorro, Unidades Básicas de Saúde, entre outros do mesmo segmento.