Publicado em 14 de julho de 2021 às 16:34

Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura de Araçatuba vacinou pessoas em situação de rua contra a Covid-19. A vacinação foi coordenada pelos profissionais da UBS Ghazi Osman Barakat (Dona Amélia) e ocorreu na sede do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua).

Foram vacinadas mais 21 pessoas, que receberam dose única da vacina Janssen. Segundo o último censo feito em outubro de 2020, Araçatuba tem 101 moradores de rua. No último dia 7 de julho, foram vacinadas 50 pessoas, com isso a cidade chega ao número de 71 vacinados.

Segundo a diretora da Atenção Básica a imunização desse público é extremamente importante. “Essas pessoas vivem em situação de vulnerabilidade, corre grandes riscos de contraírem a Covid-19, com a vacinação em dose única, facilita o trabalho e dá a segurança que eles precisam e merecem. Esse trabalho entre Saúde e Assistência está dando muito certo, temos o objetivo de atingir 100% desse grupo. Infelizmente alguns não querem tomar, é aí que a Assistência nos ajuda, esse convencimento é fundamental. Eles fazem um lindo trabalho no Centro Pop e no contato direto com as pessoas em situação de rua”.

CENTRO POP
O Centro Pop é um equipamento de política pública de assistência social especializado para atendimento às pessoas em situação de rua.

No local, são disponibilizados espaços para higiene pessoal, para lavagem de roupas, café da manhã e almoço, além do trabalho técnico promovido por assistentes sociais e psicólogos, que tem o objetivo de promover o acesso das pessoas em situação de rua as políticas públicas municipais (trabalho e renda, saúde, educação e segurança alimentar) por meio de encaminhamentos.

O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e sexta-feira das 8h às 12h. O Albergue, anexo ao equipamento, tem funcionamento das 20h às 7h, todos os dias da semana.