Publicado em 05 de dezembro de 2018 às 11:55

Araçatuba recebe, nesta sexta-feira (7), o 1º Fórum de Rastreabilidade de vegetais frescos e Gedave (Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal).
O evento, voltado a produtores rurais, supermercadistas e revendedores, tem por objetivo esclarecer as possíveis dúvidas a respeito das novas exigências da Instrução Normativa Conjunta (INC) nº 2/2018, aprovada para o segmento de Frutas, Legumes e Verduras. A INC estabelece a obrigatoriedade de que todas as frutas e hortaliças deverão fornecer informações padronizadas, capazes de identificar o produtor ou responsável no próprio produto ou nos envoltórios, caixas, sacarias e outras embalagens.

REALIZAÇÃO

O fórum acontecerá no auditório do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), localizado no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, com início às 8h30 e entrada pelo portão 8. O evento é gratuito.

No circuito de palestras, serão apresentados os temas Rastreabilidade, Gedave e Oportunidades de Mercado. Haverá, ao final, uma mesa redonda para debate sobre os temas.

O evento é de realização da Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA), Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), Sebrae SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral). São apoiadores do fórum o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.

PALESTRAS

8h30 – Abertura e recepção

9h – Rastreabilidade

Engenheiro Agrônomo Carlos Eduardo Zuim – Auditor fiscal agropecuário (UTRA)

9h20 – GEDAVE

Engenheiro Agrônomo Marco Antonio Basseto – Escritório de Defesa Agropecuária de Araçatuba

9h40 – Oportunidades de Mercado e Rotulagem

Engenheiro Agrônomo Aldo Rezende Fernandes – Consultor de negócios SEBRAE SP

10h – Mesa de debate sobre os temas

11h30 – Encerramento