Publicado em 13 de setembro de 2022 às 16:06

Na manhã de terça-feira (13) foi aberta a 23ª etapa do Curso de Capacitação Técnica do Programa de Desenvolvimento Paralímpico do Estado de São Paulo, no teatro Paulo Alcides Jorge, anexo à Biblioteca Municipal, em Araçatuba.

A semana de capacitação, de 13 a 16 de setembro, é dedicada a profissionais de educação física das redes de ensino públicas e particulares, entidades e clubes da região, além dos estudantes do último ano de graduação, para adquirirem conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico, com o intuito de fomentar sua prática de maneira global.

Foram autoridades na abertura o diretor técnico da Diretoria Regional de Araçatuba, Fábio Ferreira dos Santos, representando o secretário estadual de Esportes, Thiago Milhim; a coordenadora de Paradesporto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Mayra Barbosa, representando a secretária executiva da pasta, Aracelia Costa; o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, e a vice-prefeita Edna Flor; o presidente da Câmara Municipal, Alceu Batista de Almeida Jr; e o secretário municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Sergio Tumelero.

Além das autoridades componentes da mesa diretora, participaram da abertura as secretárias municipais Suzeli Denys de Oliveira (Assistência Social) e Tieza Lemos (Cultura).

O objetivo do projeto é se tornar a base estrutural para o esporte paralímpico em todo o Estado de São Paulo, em conjunto com atletas e professores. “Trata-se de uma iniciativa inovadora, com o mapeamento do Estado para pesquisar a prática de modalidades e locais de treino em cada região, oferecendo suporte e capacitação técnica aos profissionais”, considera a coordenadora estadual, Mayra Barbosa.