Publicado em 17 de dezembro de 2018 às 08:52

A vice-prefeita Edna Flor, que representou o prefeito Dilador Borges, esteve em São Paulo nesta sexta-feira (14), para receber dois veículos adaptados para o transporte de pessoas com deficiência.

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, entregou 18 veículos adaptados para 16 municípios do estado. Para a aquisição dos furgões, foram investidos R$ 3,3 milhões de recursos federais. Os carros vão garantir o acesso da pessoa com deficiência que não apresentam condições de mobilidade e acessibilidade aos pontos de atenção da Rede de Cuidados no Sistema Único de Saúde.

Os veículos concedidos a Araçatuba pelo Ministério da Saúde serão repassados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade, entidade filantrópica do tipo Centro Especializado em Reabilitação (CER).

“Quando assumimos, a prefeitura não contava com nenhum veículo adaptado para pessoas com deficiência. Fizemos a compra, em julho do ano passado, de um micro-ônibus totalmente adaptado para portadores de necessidades especiais, com capacidade para transportar 22 pessoas. Hoje celebramos mais essa conquista para atender às demandas da população”, considerou o prefeito Dilador Borges.

Edna Flor celebra a vinda dos veículos para Araçatuba. Ela mora próximo à Apae e conhece de perto as necessidades e dificuldades dos atendidos e familiares. “Lembro-me do momento em que entreguei às mãos do prefeito Dilador os documentos que comprovavam a falta de transporte para pacientes com necessidades especiais, que precisavam ser atendidos em instituições da cidade e não conseguiam por falta de locomoção. A conquista destas vans adaptadas, como do micro-ônibus no ano passado, são resultados da união forte entre o poder público, a Defensoria Pública e a comunidade envolvida”.

“Esse veículo é de uma importância enorme para a família, principalmente, para aquela pessoa que tem sofrido algum tipo de dependência para a sua reabilitação em função de algum tipo de acidente que ela sofre. Para nós, é fundamental o investimento do governo federal e com certeza essas pessoas aqui em São Paulo estarão felizes por receberem esse reforço”, destacou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Receberão os veículos as cidades de Araçatuba, Araraquara, Batatais, Diadema, Franca, Guarulhos, Ituverava, Jaboticabal, Marília, Morro Agudo, Penápolis, Ribeirão Preto, Rio Grande da Serra, Santos, São Paulo e Divinolândia.

As vans doadas pelo Ministério da Saúde são adaptadas com plataforma elevatória veicular, para o embarque e desembarque de usuário cadeirantes. O veículo também é equipado com sistemas de segurança para fixação da cadeira de rodas, cintos de segurança, além de protetores de cabeça para cada cadeirante, possibilitando o transporte seguro de nove usuários, sendo três cadeirantes.

A distribuição de veículos para São Paulo faz parte da compra de 97 veículos adaptados pelo Ministério da Saúde com investimento de R$ 17,8 milhões, que começam a ser distribuídas e vão atender a Centros Especializados em Reabilitação (CER) em todo o país. Com essas aquisições, todos os CER habilitados no país passarão a contar com veículos adaptados.