Publicado em 06 de outubro de 2017 às 15:53

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE) recebeu, nesta semana, um prêmio do Governo do Estado de São Paulo que confere a qualidade nas ações de controle à tuberculose.

Todas as cidades são avaliadas a cada ano e, em 2017, a VE de Araçatuba foi contemplada por realizar ações de busca ativa. Nestas buscas são feitas triagens para detectar se o paciente está ou não com a doença. Se constatada, é feito o tratamento e a cura.

Atualmente o município atende uma média de 20 pacientes que estão em fase de tratamento e acompanhamento, até chegar a cura de todos os pacientes. Os enfermeiros são preparados para atender os casos de tuberculose. Todos recebem orientações através de palestras e participam de rodas de debate para que aprendam a orientar os pacientes atendidos.

Segundo a dirigente administrativa Priscila Cestaro, a Vigilância Epidemiológica preza por trabalhar no controle e na prevenção da doença para que ela não se espalhe. “Nós realizamos um grande trabalho para assegurar a cura de todos, seja na tuberculose ou em outras doenças”.

Para finalizar, Priscila ressalta que a Vigilância vai continuar exercendo esse trabalho com muita responsabilidade. “Continuaremos trabalhando com dedicação, para que todos os pacientes consigam a cura. E como incentivo, esperamos conquistar mais prêmios para Araçatuba.”.