Publicado em 08 de abril de 2019 às 09:29

A Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizou a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Araçatuba, com o tema Democracia e Saúde – Financiamento do SUS.

Esta edição, realizada na sala de conferências da Unip, foi uma etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que vai acontece de 4 a 7 de agosto de 2019

Prevista na lei nº 8142/90, a conferência contou com a representação dos vários segmentos sociais. Seu produto expressa as necessidades de saúde da população e servirá de base para a reorganização do plano municipal de saúde para a elaboração dos planos estadual e federal.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Thiago Henrique Braz Mendes; a vice-prefeita Edna Flor, neste ato representando o prefeito Dilador Borges; a secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente; vereador Rivael Papinha; a representante da DRS II (Divisão Regional de Saúde), Claudineia Cecília da Silva; o representante da Unip, Helio Negri; o médico Carlos Mori, representando os trabalhadores da Saúde, e Luciana Beck, representante da comunidade.

Esta conferência municipal de saúde teve duas palestras: a primeira com Denise Fernandes Carvalho, assistente social e apoiadora do Cosems/SP (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), com o título “Democracia e Saúde”.

A segunda palestra foi de Mariana Alves Melo, economista e mestre em saúde pública pela USP, especialista em gestão de saúde pela Unifesp e assessora técnica do Cosems/SP, sob o título “Financiamento do SUS.

Após as palestras, os participantes tiveram pausa para almoço e retornaram para debates sobre as palestras. Ao fim do evento foram entregues certificados aos participantes.