Publicado em 06 de dezembro de 2017 às 08:46

A Secretaria Municipal de Saúde esta desenvolvendo ações de mobilização e conscientização contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor comum da dengue, chikungunya e zika aos humanos.

De 4 a 8 de dezembro acontece a Semana de Mobilização Contra o Aedes aegypti, tendo a sexta-feira (8) como “dia D”, quando será realizada uma caminhada, a partir das 9h, com saída da frente do Paço Municipal até o centro da cidade, e concentração na Praça Rui Barbosa.

Durante a semana, a mobilização é feita através de atividades educativas e de prevenção para promoção de ambiente seguro e saudável, livre das arboviroses transmitidas pelo mosquito.

Segundo Aparecida Nava, diretora do departamento de Atenção Básica de Araçatuba, acontecerá intensificação casa a casa nos bairros atendidos pela UBS Maria Tereza de Andrade, com os agentes comunitários de Saúde e agentes de endemias. O Núcleo de Educação em Saúde (NES) estará nas escolas EMEB Deodato Isique, EMEF Maria Adelaide C. Carvalho, EMEF Prof. Julieta Arruda Campos, levando orientações e promovendo palestras.

Ações conjuntas

A mobilização acompanha o calendário da semana estadual com mesma finalidade, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), sob o lema “Todos juntos contra o Aedes aegypti”.

Segundo a Sucen, as ações conjuntas entre o poder público, a sociedade civil e a população em geral vem conquistando os melhores resultados na prevenção dessas arboviroses, considerando os números de 2016 e 2017 que demonstram menos casos e óbitos no estado paulista.

O controle do Aedes aegypti depende da constante vigilância nos locais onde ele mais prolifera, como imóveis residenciais, públicos, privados, escolas, hospitais, bancos, etc.

A estratégia para esse período de primavera e início de verão, quando o calor é as chuvas tornam o ambiente propício à proliferação do mosquito, é intensificar as ações de eliminação de criadouros e mobilização social, momento em que é importante fortalecer e ampliar as parcerias.