Publicado em 03 de outubro de 2022 às 12:10

A Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a campanha Outubro Rosa, com foco na prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. O objetivo é conscientização sobre a importância do cuidado e prevenção a essas doenças.

Nas sextas-feiras de outubro (7, 14, 21 e 28), todas as Unidades Básicas de Araçatuba vão realizar exames, com orientações e demonstrações sobre saúde sexual e saúde reprodutiva, exposição dialogada e visual sobre a saúde, planejamento familiar, prevenção das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), etc. Essas orientações ocorrerão das 8h às 10h e das 14h às 16h.

Durante todo o mês de outubro também serão desenvolvidas atividades de orientação com participantes de grupos do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) em bairros e locais variados.

EXAMES E AGENDAMENTOS
O Centro de Especialidade (Auxilium) está oferecendo exames de mamografia e coleta para exame preventivo. Esses exames devem ser agendados através do Whatsapp (18) 99664-4169 (mamografia) e (18) 99801-3041 (coleta de preventivo).

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Araçatuba estão ofertando exame de Papanicolau e não será necessário realizar o agendamento, mas para o exame de mamografia os pacientes já sairão com uma data marcada.

O público da campanha para coleta de preventivo são pessoas de 25 a 64 anos e para mamografia acima de 49 anos a 69 anos, é importante realizar esses exames anualmente.

As UBS vão fazer esses atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. As unidades dos bairros Pedro Perri, Planalto e Umuarama I vão funcionar das 7h às 22h.