Publicado em 10 de fevereiro de 2022 às 12:26

Em 2022, o Brasil comemora 100 anos da Semana de Arte Moderna. A ação, que ocorreu em 1922, entre 11 e 18 de fevereiro, foi uma consequência do movimento modernista liderado por grandes nomes do meio artístico, tais como os escritores Mário de Andrade e Oswald de Andrade, as pintoras Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, o maestro Heitor Villa-Lobos e o pintor Di Cavalcanti.

O intuito do movimento modernista foi o de romper com o conservadorismo cultural e reestruturar a forma como se produzia arte durante o início do século XX. 

E é a fim de destacar a importância da Semana de Arte Moderna, que nos influencia até os dias atuais, que a Prefeitura Municipal de Araçatuba, através da Secretaria de Cultura, realiza o “Araçatuba em 22”, em comemoração ao centenário. 

Totalmente gratuita, a programação será híbrida e acontecerá a partir do dia 11 de fevereiro. Para deixar a cidade no clima da Semana de Arte Moderna, banners comemorativos serão espalhados na Prefeitura, Atende Fácil e prédios da Cultura.

Confira abaixo a programação e participe!


Programação:

11/02 – Lançamento oficial das ações comemorativas pelas redes sociais + Abertura de Exposição Temática, a partir das 8h, no Saguão das Artes Mildred Lourdes Pacitti, localizado na rua Armando Sales de Oliveira, s/nº.


11/02 – Lançamento oficial da 2ª Temporada da série Nossos Escritores – Edição Semana de Arte Moderna. Toda sexta-feira, às 19h, no canal da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, no YouTube.

15/02 – Mesa Redonda: A música, pintura, jornalismo e a literatura na Semana de 22.
Debatedores: Cecília Raab, Fernanda Russo, Ayne Salviano Forastieri e Carlos Brefore.

Participação especial do jornalista Eder Parladore.

No Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge, às 19h30.