Publicado em 01 de novembro de 2022 às 13:01

Araçatuba está concorrendo em três categorias da 4ª edição do Prêmio Top Destinos Turísticos, que é um importante selo de reconhecimento aos municípios e regiões turísticas do estado de São Paulo, que investem e fazem do turismo uma fonte geradora de renda e empregos. Araçatuba está inscrita nas categorias Parques Naturais, Estudos e Intercâmbio e Turismo de Negócios e Eventos.

De acordo com o edital, os parques naturais são os destinos de atrações turísticas que têm contato com a natureza, como observação da fauna e da flora, água, trilhas, etc. Os lugares da cidade listados são o Parque da Fazenda, o Parque Municipal Dr. Flávio Leite Ribeiro (Bosque dos Araçás), o Parque Ecológico Baguaçu, o parque de águas termais Hot Planet e a Lagoa do Miguelão.

Já os destinos de Estudos e Intercâmbio são lugares com movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional. Araçatuba tem um grande número de escolas de educação básica que fazem parte da história da cidade, centros de ensino para cursos técnicos e profissionais, unidades de ensino superior presencial e à distância e escolas de cursos preparatórios para vestibular. Todo esse contexto faz com que o município desponte como referência no cenário educacional, atraindo alunos de cidades adjacentes e de outros Estados.

Os destinos de Negócios e Eventos são os que oferecem atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social e Araçatuba vive o dinamismo de centenas de eventos ao longo do ano, que atraem milhares de visitantes.

Votação
A votação é popular e pode ser feita pelo site www.votetop.com.br/cidade/aracatuba até 15 de novembro. Cada pessoa pode votar em todas as categorias inscritas, sendo válido somente um voto por categoria. A apuração levará em consideração o total de votos obtidos pelo município, ponderados pelo número de habitantes e transformados em pontos. Depois, os seis municípios mais bem colocados também serão pontuados por uma comissão técnica. Serão considerados vencedores os três primeiros municípios mais bem pontuados de cada categoria.

Em 2019 Araçatuba foi a vencedora no Top Destinos Turísticos em Compras e em 2021 finalista no Top de Turismo de Pesca e tem novamente grande chance de nova premiação e reconhecimento. No dia 23 de novembro serão anunciados aos municípios e à imprensa quem são os top finalistas, e no dia 7 de dezembro a cerimônia de premiação no Memorial da América Latina em São Paulo.

Os realizadores do concurso são a ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e da SKAL Internacional São Paulo, com parceria da AMITESP – Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo; APM (Associação Paulista de Municípios); APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo); Visite São Paulo – São Paulo Convention & Visitors Bureau; UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo) e da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (apoio institucional).