Publicado em 30 de outubro de 2017 às 17:07

Araçatuba deu um passo importante, no último sábado (28), para que seu desenvolvimento econômico esteja em sintonia com a sustentabilidade ecológica e social. Em um ato realizado no Paço Municipal, o prefeito Dilador Borges assinou compromisso com o Programa Cidades do Pacto Global, que é acordo humanitário entre empresas, organizações da sociedade civil e demais instituições de todo o mundo, coordenado pela ONU (Organização das Nações Unidas).

O convênio, que faz parte do esforço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, tem o objetivo de desenvolver ações educativas relativas aos cuidados com o meio ambiente baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países até 2030. Entre eles estão erradicação da pobreza, uso de recursos renováveis de energia, redução da desigualdade social e consumo e produção responsáveis.

A participação do município será por meio do programa Arcos Dorados, que é um programa realizado pelo McDonald’s Brasil. O diretor de desenvolvimento sustentável da Arcos Dourados na América Latina, Leonardo Lima, esteve em Araçatuba para a assinatura do acordo de cooperação entre a empresa e a Prefeitura.

Ao assinar o documento, o prefeito Dilador Borges afirmou que tem dado muita atenção às questões econômicas e sociais. “Acredito que a sustentabilidade vá além das questões ambientais, que também são de grande importância. O planeta será melhor quando todos tiverem acesso à boa educação, a cidades ou ao campo em equilíbrio e, principalmente, a recursos que lhe garantam uma qualidade de vida”, destacou o prefeito.

Lima acrescentou dizendo que o programa encoraja o apoio e a difusão de um conjunto de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, padrões trabalhistas, meio ambiente e anticorrupção. “A assinatura do convênio entre Prefeitura e o programa é o primeiro resultado de nosso acordo de cooperação”, comemorou o diretor da Arcos.

Depois do ato de assinatura, autoridades da prefeitura, da empresa e da UNU foram até a sede do McDonald’s , na avenida Brasília, para o plantio de árvores no entorno do restaurante. No local, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Araçatuba, Erik Carneiro, destacou a importância de os governos trabalharem em parceria com a iniciativa privada em favor da construção de um mundo melhor.