Publicado em 20 de janeiro de 2021 às 18:51

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou, nesta quarta-feira (20), a primeira dose da vacina contra a covid-19. A auxiliar de enfermagem Joana Darc Lopes Faria, de 53 anos, foi a primeira pessoa a ser imunizada na cidade. Ela foi escolhida para representar todos os funcionários da saúde que lidam diretamente com o atendimento aos doentes. Araçatuba recebeu 3.640 doses da vacina Coronavac.

A vice-prefeita Edna Flor, que no ato representou o prefeito Dilador Borges, disse que este foi um dia histórico para toda a sociedade. “É um momento muito especial, emocionante. Estou muito emocionada. Vacina que começa com v, de vida, de vitória. Esta vacina vem acender uma luz no fim do túnel. É o início de um novo tempo, de uma nova vida. É a vitória da ciência, é a vitória da vida. É a esperança”, afirmou Edna Flor.

A chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Aparecida Nava, emocionada, afirmou disse que a vacinação era um divisor de águas para história. “Desde março estamos vivendo uma história muito complicada e muito triste, onde nós perdemos pessoas, amigos e familiares. E esta vacina vem para municiar os profissionais de saúde para os profissionais nesta batalha para vencer esta guerra. Eu tenho certeza que o que vivemos hoje é o ponta pé inicial de uma nova história”, destacou ela.

Joana Darc confessou que ficou surpresa em ser escolhida, mas que aceitou o convite em respeito aos colegas de profissão. “Tem sido dias difíceis. Perdemos colegas de trabalho para esta doença. Agora, estou aqui em nome de todos eles.”

A primeira remessa de vacinas será priorizada aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate a covid-19, ou seja, público considerado com maior vulnerabilidade devido ao frequente contato com pacientes nas unidades de atendimento, como por exemplo, UTI, SAMU e Pronto Socorro. Posteriormente, serão vacinados idosos acima de 60 anos, indígenas e/ou quilombolas. Os demais seguirão o Plano Nacional de Imunização.